domingo, 5 de fevereiro de 2017

Quase 18 | O melhor filme de adolescentes em muitos anos! (Crítica)

Dando mais uma breve pausa no nosso especial de críticas do Oscars 2017 (sejamos honestos: vai acontecer mais algumas vezes), vamos falar de um filminho que passou despercebido pelo radar de muita gente quando foi lançado nos EUA no fim do ano passado e finalmente chegou de maneira oficial ao Brasil nessa última semana (02/02):




Quase 18 (The Edge of Seventeen) é escrito e dirigido por Kelly Fremon Craig e estrelado Hailee SteinfeldHaley Lu RichardsonBlake JennerKyra Sedgwick e Woody Harrelson.

“Quase 18” conta a história de Nadine (Hailee Steinfeld), uma típica adolescente de classe média e os problemas de sua vida numa época como essa, com direito a drama, crises e revoltas. Cedo na sua vida, Nadine passa por um trauma e a partir daí sua vida “desmorona”: sua melhor amiga começa a namorar seu irmão. Com tudo isso, a moça se vê cada vez mais frequentemente fazendo do seu professor de história, Sr. Bruner (Woody Harrelson), um psiquiatra, ditando todos os seus problemas para ele durante o precioso horário de almoço.

O longa não é exatamente novidade. Existem MILHÕES de outras obras que tratam de alguém passando pela terrível época que é a adolescência, mas ainda assim, este se mantém no topo do gênero, de uma maneira que deixaria até John Hughes orgulhoso, principalmente pelo modo como ele é escrito e, principalmente, atuado.

“Quase 18” é uma experiência de comédia (também) com um roteiro genial. É muito interessante ver como Craig decidiu escrever os adolescentes na obra. Aqui, eles agem como pessoas reais dessa idade agiriam. Eles bebem, fazem festa, transam e, principalmente, falam palavrões. E essa é a melhor desculpa para o filme ter a classificação indicativa que tem. Tem “porras”, “caralhos” e “filhos da puta” pra todo mundo, e isso é muito bacana de se ver. É o modo como colegiais agem, é o modo como eu e meus amigos e todo mundo do mundo todo agia e isso é ótimo de ver num filme, sem nenhuma imposição idiota do estúdio e restrições auto-impostas para garantir uma classificação de 13 anos e, consequentemente, um público maior e mais dinheiro. Que jeito melhor de se identificar com um personagem quando ele é gente como a gente? Foda!




Todo mundo aqui está muito bem, mas é claro que o destaque vai para Hailee Steinfeld, que já havia mostrado habilidade em “Bravura Indômita” (True Grit, 2010 — quando foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante). Ela segura as pontas muito bem, tanto que até foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz em um filme de comédia ou musical (embora Emma Stone tenha levado essa por seu trabalho em “La La Land”). Woody Harrelson também está muito bem aqui, interpretando um professor que diz coisas que ninguém nunca diria na vida real — não ao menos que estivesse afim de ser demitido —, e as melhores risadas vêm da ÓTEMA química entre ele a Steinfeld.

E, mesmo sendo um pouco formulaico e até meio previsível, esses problemas parecem menores quando a vida e o drama de Nadine são tão fascinantes e engraçados.

“Quase 18” é uma ótima viagem de 104 minutos, com um grande roteiro e ótimas atuações. Se você tiver a oportunidade de assistir a este longa, por favor faça. Você não vai se arrepender.


AVALIAÇÃO: 4/5
"Ótimo"

0 comentários:

Postar um comentário