domingo, 26 de fevereiro de 2017

Lion: Uma Jornada Para Casa | E a temperatura dos indicados começa a abaixar. (Crítica — Especial Oscars 2017)

Faltam apenas dois! Vamos continuar com nosso especial de críticas dos indicados ao Oscar de Melhor Filme, dessa vez com Lion (esta crítica contém leves spoilers. Nada que vá estragar sua experiência, mas é interessante deixar avisado):




Lion: Uma Jornada Para Casa (Lion) é dirigido por Garth Davis, escrito por Luke Davies e estrelado por Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara e David Wenham. O longa recebeu 6 indicações ao Oscar: melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor trilha sonora.

“Lion” é baseado na auto-biografia de Saroo Bierley e conta a história de vida de Saroo (interpretado por Sunny Pawar e Dev Patel) — semelhantemente a “Moonlight: Sob A Luz do Luar”, que também aborda mais de um momento na vida do protagonista —, inicialmente quando era uma criança de cinco anos na Índia, que se perdeu de seu irmão mais velho numa viagem e não conseguiu encontrar o caminho de caso e logo após retrata também sua vida na Austrália, já adulto, depois de adotado por outra família.

O longa apresenta um caso interessante. Um caso de trazer consigo dois filmes em um, um deles extremamente interessante e o outro nem tanto.




No que se trata da primeira parte do filme, quando vemos o jovem Saroo, interpretado por Sunny Pawar, perdido nas ruas da Índia, vemos um filme assustadoramente real e até emocionante. Vagando sem rumo enquanto tenta encontrar sua casa, seu irmão e sua mãe, vemos os horrores da exploração infantil, desenhados aqui de maneira bastante visceral. A interpretação do ator-mirim é uma ótima adição a esses momentos, misturando inocência com esperteza. A carreira do garoto promete e te esse papel te deixa pensando o porquê de ele não ter recebido a indicação de ator.

Quando o longa passa para a “segunda metade”, tudo muda. O protagonista agora é interpretado por Dev Patel e pouco a pouco a obra vai perdendo seu “pique”. O suspense horrorizante do início é substituído por uma história de amor um tanto convencional e fraca, quando Saroo encontra o amor de Lucy (Rooney Mara) e passa a se lembrar de sua infância conturbada enquanto tenta, quase que obsessivamente, buscar pelo seu passado.

Durante esse momento da obra, nada realmente chama a atenção. Dev Patel não entrega uma performance digna de nota e nada justifica sua indicação para o prêmio de melhor ator coadjuvante (o que também não faz o menor sentido, visto que seu papel é o de protagonista).

A direção de Garth Davis não ajuda o filme a encontrar seu “chão” no que se diz à carga emocional. Não fosse pelos constantes cortes, ainda mais a pulo de 20 anos no futuro em determinado momento, talvez a família do personagem e a relação entre eles teriam sido mais bem desenvolvidas. O longa não consegue vender seu drama.

Antes fosse um longa que focasse mais nos terríveis momentos pelos quais Saroo passou durante a infância enquanto estava perdido na Índia, “Lion: Uma Jornada Para Casa” talvez fosse mais interessante. Talvez o motivo de sua indicação à premiação máxima do cinema seja por ele ser um filme quase biográfico. Mas não há muita coisa de destaque, na verdade.


AVALIAÇÃO: 3/5
"Bom"

Um comentário:

  1. O filme é uma reconstrução de um caso emocionante sem precisar apelar para o sentimentalismo. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Também gostei muito do filme Dunkirk um dos melhoresfilmes ação 2017, não conhecia a história e realmente gostei. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do ator Tom Hardy, seu talento é impressionante.

    ResponderExcluir