domingo, 26 de fevereiro de 2017

Moonlight: Sob A Luz do Luar | O Oscar tá pegando fogo! (Crítica — Especial Oscars 2017)

E continuando nosso especial de críticas de filmes indicados ao Oscars 2017 (e esse vai até o fim!), dos nove indicados ao prêmio de Melhor Filme, nós já falamos sobre seis. E o próximo é:





Moonlight: Sob A Luz do Luar (Moonlight) é escrito e dirigido por Barry Jenkins e estrelado por Naomie Harris, Mahershala Ali, Trevante Rhodes e Ashton Sanders. O longa recebeu oito indicações ao Oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor montagem e melhor trilha sonora.

“Moonlight” conta a história de Chiron (interpretado por Alex R. Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes), passando por momentos de sua infância, sua adolescência e, finalmente, sua vida adulta e como ele se descobre e lida com isso em uma sociedade que não é lá muito aberta sobre o assunto.

Este é um filme incomum, principalmente de se comentar sobre. Deixe-me sair logo de cara e dizer que não há nada ruim por aqui, nada que tenha chamado a minha atenção de forma negativa. É um longa que, pouco a pouco, se vê eu elenco, seu roteiro e sua direção maturando e tratando de temas um tanto sérios.




É quase que “rejuvenescedor” ver este longa (que é o que “Boyhood” deveria ter sido) ser executado de maneira tão majestosa, passo a passo vendo a vida sofrida de Chiron, um garoto negro que cresceu rodeado de usuários de drogas e do tráfico, um filme que não se aproveita de nenhum clichê em nenhum momento. 

Não há muito do que se falar por aqui. As atuações de todo o elenco são maravilhosas, com destaque para Naomie Harris e Mahershala Ali que dão um belo show, mas sem esquecer do papel principal por Ashton Sanders, que não faz nada feio.

A direção de Barry Jenkins é bastante madura, com takes longos e sutis. Assim como “Um Limite Entre Nós”, “Manchester À Beira-Mar” (e basicamente todos os outros filmes que eu já abordei aqui), “Moonlight” parece extremamente real. E, como eu disse, é bastante interessante ver como o filme vai evoluindo e ficando cada vez mais sério com o passar do tempo.

“Moonlight: Sob A Luz do Luar” é mais um grande concorrente à estatueta de melhor filme e uma grande produção. Tudo aqui é milimetricamente planejado e extremamente bem executado. A avaliação não poderia ser outra:


AVALIAÇÃO: 5/5
"Extraordinário"

0 comentários:

Postar um comentário