sábado, 4 de junho de 2016

11.22.63 | Mais uma adaptação dos escritos de Stephen King, boa ou ruim?



E se pudêssemos voltar no tempo em uma data específica e viver no passado, e quando retornássemos para o presente tivesse se passado apenas poucos segundos? Bom é basicamente assim que se passa a história de 11.22.63 (Novembro de 63 no Brasil), essa adaptação de mais um dos bons escritos de Stephen King que foi repassada em um formato de minissérie, a questão é, será que fizeram mais uma grande cagada nessa adaptação tal como o Nevoeiro, Colheita Maldita, Under the Dome e muitos outros, ou ela conseguiu seu mérito de boa adaptação?

A minissérie tem uma produção de Bridget Carpenter (Parenthood, Friday Night Lights), Stephen King, Bryan Burk (produtor de Super 8, Star Wars: O Despertar da Força) e J.J. (Jameson) Abrams (Star Trek e Star Wars: O Despertar da Força), protagonizada por o maconheiro James Franco (A Entrevista, Besouro Verde, Trilogia Homem-Aranha), Sarah Gadon (Drácula: A história nunca contada, O Espetacular Homem-Aranha 2), Chris Cooper (Money Train). A "série" conta a história de um professor de inglês, Jake Epping (James Franco) que descobre uma toca de coelho (uma espécie de portal para o passado) através de seu amigo Al Templeton, que lhe mostra como utiliza-lá, ela funciona basicamente assim, ele voltará no tempo exatamente no dia 21 de Outubro de 1960, no mesmo horário sempre, sendo que ele pode ficar quantos anos que ele quiser lá, porque quando ele voltar para o presente será como se tivesse se passado apenas 2 segundos, o plano de Al, é fazer que o professor Jake, vá em uma missão para impedir o assassinato de John F. Kennedy, porém, como o nome da série já nos diz, Kennedy só será assassinado no dia 22 de novembro de 63. Após essa descoberta, Jake encara a missão de impedir o assassinato de Kennedy.



Confesso que quando colocaram o nome de James Franco para viver Jake Epping eu fiquei meio receoso, afinal Franco tem vários filmes na sua carreira que temos diversas atuações bem medíocres, e devido isso fiquei com esse sentimento, logo no primeiro episódio eu ainda estava bastante cético sobre a atuação e sobre a adaptação em si, porém eu também estava bem ansioso para assistir a série, e eu fiquei feliz porque no decorrer do primeiro episódio mesmo, fui vendo o personagem do livro tomando vida e nem era na minha imaginação, os elementos da viagem no tempo foram simplesmente lindos, e não podemos deixar de citar os lindos anos 60 que eles simplesmente deixaram perfeito (falando assim até parece que eu nasci nessa época), as vestimentas de época que são muitas vezes deixadas de lado em várias grandes produções, ou até mesmo as lojas, mercados, farmácias e outros diversos ambientes que eles conseguiram deixar bem dinâmicos para nós. E tudo isso foi como um tapa na cara para mim que estava tão descrente com a série.

Outra aspecto que gostei bastante foi a fotografias do cenário, trazendo um ambiente bem original, e retratando visualmente como eram os anos 60, sem a grande massa de prédios, e as grandes poluições nas cidades grandes, por mais que os Estados Unidos ainda seja um país que tem muita vegetação, eles conseguiram incluir mais dela na série, para mostrar que os avanços tecnológicos ainda estavam por vir.

Entretanto, há algumas coisas que simplesmente fiquei meio decepcionado, a série estava indo em um ótimo ritmo, até que em alguns episódios ela simplesmente esfria e começa a ficar maçante, porque de vez eles tentarem abranger melhor o "universo" da série, eles ficam na mesmice cansativa, como exemplo, podemos citar o romance entre Sadie Dunhill (Sarah Gadon) e Jake Epping/James Amberson (James Franco), eu entendo que em muitos seriados tem a necessidade de mostrar um romancezinho para o público, mas prosseguir isso por muitos episódios é no mínimo tosco, ainda mais para uma minissérie que tem 8 episódios, acho que poderiam ter colocado mais elementos, para ela não tornar-se tão cansativa. 




No final das contas a série termina de um jeito bem legal, podemos considerar que é até mesmo um Plot Twist, muita gente não achou bom o final, reclamando que foi clichê, bom bem vindos a Hollywood, era meio óbvio que teria um fim bem "dramático"e naquele "clichêzão", mas eu particularmente gostei, não foi uma série excelente, mas também teve seus pontos fortes, sobre ela estar na antiga maldição de adaptações ruins, acho que não, ela conseguiu trazer bastante do livro, afinal tínhamos o mestre ali por trás ajudando né. 

Eu indico-a para vocês, afinal eu gostei dela, e fiquei pensando depois de terminar-la e se eu pudesse voltar em 22.11.63, o que eu faria? Espero que fiquem com esse gostinho de imbecilidade também.


NOTA FINAL: 3/5
"Bom"


0 comentários:

Postar um comentário