domingo, 16 de agosto de 2015

Dragon Ball Super — Explicação para as animações de baixa-qualidade.



No domingo passado (09/08), nós fomos "agraciados" com o quinto episódio de Dragon Ball Super, mas, embora a história tenha sido interessante, fãs do mundo inteiro ficaram com aquele gosto amargo na boca depois de assistir por causa da péssima e pobre animação, como foi relatado na minha crítica do episódio (que você pode conferir clicando aqui).

É claro que eu não fui a única pessoa a notar isso. Obviamente, fãs do mundo inteiro queriam saber o que havia acontecido, e alguns chegaram a considerar isso como um insulto aos que esperaram 19 anos para ver o retorno de Goku e seus amigos e acabar com uma animação que é pior do que a de quase duas décadas atrás.

A boa notícia: há uma explicação para tudo isso. A má notícia? Bem... Isso vai acontecer novamente nos Episódios 8 e 9.


Por: Gamers Sphere | Fonte: Reprodução


Thomas Romain, um animador francês e criador da série animada Code Lyoko, trouxe a resposta para a pergunta "o que diabos aconteceu com a animação do episódio 5 de DB Super?" explicando como funciona o trabalho de animação para Dragon Ball Super e várias outras séries.

Basicamente, o dinheiro está escasso, e todo nós sabemos que, sem dinheiro, a qualidade vai cair. O modo que as empresas estão trabalhando agora é pagando freelancers que não necessariamente fazem isso com um trabalho, e sim mais como um hobbie, e sem muita dedicação, o que significa que há pessoas espalhadas pelo mundo trabalhando nas animações dos episódios de nossos queridos desenhos/animes sem se esforçarem tanto quanto nós, a audiência, gostaríamos.

Isso é algo maior do que apenas a Toei Animation e, consequentemente, maior do que apenas Dragon Ball Super. Até porque nós vimos uma qualidade extremamente ruim em séries que estão retornando, como Sailor Moon e Cavaleiros do Zodíaco (como você pode ver abaixo)... E, pensando assim, acho que já sabemos o inevitável destino do retorno de Digimon, que acontece no fim do ano. OH SHIT!





No entanto, tampouco podemos culpar os artistas por essa situação, porque eles têm pouco tempo para terminar o trabalho de algo que, provavelmente, nunca trabalharam antes, já que essas séries são bem importantes, principalmente para as pessoas que cresceram com esses personagens. Terceirizar o seu trabalho algumas vezes funciona, mas em outras muitas vezes, não. Você terceiriza suas tarefas e, consequentemente, economiza um monte de dinheiro, mas essa economia vai se mostrar notável na qualidade do serviço que você vai receber. Vamos tomar o Episódio 5 de Dragon Ball Super como exemplo disso:









Tome nota dessa última imagem e perceba a diferença gritante. E a pior parte é que os fãs mais fiéis — aqueles que esperaram os longos 19 anos para o retorno do anime — vão continuar assistindo, talvez porque a história lhes interessa, ou simplesmente pelo fato de serem seus personagens favoritos voltando às telas, mas vão ter que lidar com o incômodo que é a animação, algo que deveria ser o exato oposto do que é agora.

E sabe o quê mais? Os Episódios 8 e 9 de Dragon Ball Super foram feitos pela mesma equipe responsável pelo Episódio 5, Toei Filipinas, que é encabeçada por Naoki Tate, que inclusive já trabalhou com Dragon Ball antes, e projetos de animação bem legais, como você pode ver no vídeo abaixo:




Naoki Tate também trabalhou em episódios de One Piece, Sailor Moon Crystal e Naruto.

Dá pra se ter uma ideia do que aguarda o futuro de Dragon Ball Super se a mesma qualidade de agora for provida pela equipe da Toei Filipinas novamente, e isso é um grande desconforto para os fãs. Principalmente para os fãs japoneses, já que esse anime era pra marcar o retorno de Akira Toriyama.

De qualquer modo, alguns artistas até trabalharam de seu modo para mostrar que há pessoas talentosas mundo afora que querem transformar essa série na gema preciosa que ela deveria ser. Como um exemplo, aqui está o trabalho do artista brasileiro Robson Menezes dos Santos, que mostra como a série pode ser melhorada com só um pouco mais de entusiasmo.




Animação original

Animação feita por Robson Menezes dos Santos

Animação original

Animação feita por Robson Menezes dos Santos


Bem melhor, né não?


Você pode encontrar o artigo original (em inglês) em: Gamers Sphere

Tradução por: Titans Desatualizados

0 comentários:

Postar um comentário