sábado, 18 de julho de 2015

Survivor — Suspense e ação mornos, do diretor de V de Vingança. (Crítica)



Survivor é um thriller de ação dirigido por James McTeigue, estrelado por grandes nomes do cinema como Milla Jovovich, Pierce Brosnan, Angela Basset, Dylan McDermott, James D'Arcy e Robert Forster.

Kate Abbott (Milla Jovovich) é uma extremamente competente oficial de serviço exterior que é enviada para a Embaixada dos Estados Unidos em Londres para ajudar em problemas com a emissão de vistos para suspeitos de terrorismo tentando entrar nos Estados Unidos. Quando um homem aparece tentando entrar no país com tudo completamente em ordem, seu superior dispensa as suspeitas de Kate e, quando tenta investigar mais, ela encontra dificuldades com um oficioso inspetor britânico (James D'Arcy) e a própria Embaixadora dos EUA (Angela Basset). Claramente, Kate continua insistindo mesmo contra as ordens de seus superiores e, misteriosamente, se vê na mira de um assassino profissional, conhecido apenas como "O Relojoeiro" (Pierce Brosnan). Embora ele falhe em assassiná-la, seus esforços matam quase todos os amigos de Kate e, através de convenientes e eu quero dizer convenientes) circunstâncias, a incrimina pelas mortes. Com os policiais britânicos, agentes americanos, e O Relojoeiro na sua cola, Kate tem que — com a ajuda de seus únicos amigos em quem ela ainda confia (Dylan McDermott e Fraces de la Tour) — fugir dos perseguidores enquanto tenta descobrir o que os terroristas estão tentando realizar e, talvez, pará-los a tempo.




Como você pode ver, a trama não é exatamente original e parece ter tirado "inspirações" de diversos outros filmes muito mais famosos (e melhores), principalmente de "O Fugitivo", mas não adiciona nada de novo.

"Mas um enredo assim já é o suficiente para criar bastante tensão, não é mesmo?"

Errado. Embora a história parece ser recheada de tensão e momentos emocionantes (o filme até tenta, na verdade), a execução, no geral, se mostra bem 'morna'. Há sim alguns poucos momentos bem bacanas, como uma cena de tiroteio entre os personagens de Brosnan e Jovovich numa escadaria, e esses momentos funcionam, mas o problema é que o filme não consegue manter o mesmo nível de excitação e entusiasmo e, em sua grande parte, é bem (como dito antes) morno. E mesmo quando chegamos terceiro ato, ponto que, presumidamente, era para ser o ápice da tensão, a sensação é de total desapontamento.




O filme é dirigido por James McTeigue, um cara que provou que sabe fazer um ótimo filme quanto lhe é entregue um material ao menos decente, como em V de Vingança, mas que também sabe fazer muita bosta quando lhe é entregue bosta, como no filme O Corvo (o de 2012, não o de 1994). E o material que lhe é entregue em Survivor não é lá grandes coisas, logo... (e, cá entre nós, isso me deixa meio apreensivo, porque o cara tá dirigindo o remake do clássico O Grande Dragão Branco).

De longe, as melhores coisas do longa são as atuações de Milla Jovovich e Pierce Brosnan. Ao mesmo tempo que ela passa a sensação de que realmente é uma pessoa normal (salvo alguns momentos) que tem que usar a inteligência para escapar do assassino, ele vende bem a sua performance de matador enquanto interpreta uma versão meio obscura de James Bond (o que é sempre bem-vindo).

No fim das contas, Survivor não é nem terrivelmente ruim, nem terrivelmente bom, mas sim aquele tipo de filme perfeito para se assistir quando não se tem mais nada o que fazer e ele está ali passando na TV.


AVALIAÇÃO: 2.5/5
"Regular"

0 comentários:

Postar um comentário