quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A Qualquer Custo | Um belo western moderno. (Crítica — Especial Oscars 2017)

Se todas as edições dos Oscars fossem como esta, o mundo estaria MUITO mais bem servido da sétima arte. Vamos continuar com nosso especial Oscars 2017:





A Qualquer Custo (Hell or High Water) é dirigido por David Mackenzie, escrito por Taylor Sheridan e estrelado por Chris Pine, Ben Foster e Jeff Bridges. O longa recebeu 4 indicações ao Oscar: melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro original e melhor montagem.
Eu confesso que não conhecia David Mackenzie antes de assistir “A Qualquer Custo”, mas o elenco de ponta e o roteiro de Taylor Sheridan (responsável por escrever o mais que excelente “Sicario: Terra de Ninguém”, em 2015) foram o suficiente para atrair a minha atenção. E eu estou feliz que isso aconteceu.

“A Qualquer Custo” conta a história de dois irmãos, Toby e Tanner Howard (Chris Pine e Ben Foster, respectivamente), que começam a roubar filiais de um banco no Texas em quantias que não são tão altas para chamar a atenção do FBI mas ainda assim altas o suficiente para fazer com que o ranger Marcus Hamilton (Jeff Bridges) e seu parceiro Alberto Parkes (muito bem interpretado por Gil Birmingham) se interessem pelo caso.

O longa é definitivamente um western moderno e a sutileza da direção de Mackenzie junto ao roteiro de Sheridan dão a ele um ar bastante isolado. Falando em direção, eu não conheço os outros trabalhos do diretor escocês, mas dificilmente acho que eles podem ser superiores a este. A sua preferência por takes longos (como o plano sequência no início) com movimentos suaves das câmeras e esse é definitivamente um dos pontos altos do filme. O diretor e o roteirista optam por deixarem as cenas falarem por si mesmas e, em pouco ou nenhum diálogo, toda a emoção necessária é passada.




Tanto Chris Pine quanto Ben Foster fazem aqui as melhores atuações de suas carreiras, o que torna muito estranho o fato de que nenhum dos dois recebeu uma indicação ao Oscar. Mesmo sendo irmãos, seus personagens são vastamente diferentes: Toby é um homem comum, pai divorciado que precisa arranjar uma maneira de prover para seu filho. Já Tanner (numa atuação em Ben Foster se transforma completamente) é violento e meio psicótico e já passou um bom tempo preso. A química entre os dois é fantástica, tão quanto a química entre os personagens de Jeff Bridges e Gil Birmingham. Eles interpretam dois rangers parceiros que trabalham juntos no caso dos roubos. Jeff Bridges é fenomenal (o que lhe rende a indicação para Melhor Ator Coadjuvante) e Gil também não faz feio. A relação entre os dois é daquele tipo de amigos que vivem trocando insultos mas sempre na esportiva.

A fotografia fica por conta de Giles Nuttgens — que anteriormente havia trabalhado com “A Reconquista” (Battlefield Earth, 2000), também conhecido como “MEU DEUS COMO PODE USAR TANTO ÂNGULO HOLANDÊS NUM SÓ FILME” — faz um trabalho impecável aqui, como na escolha da paleta de cores com tons mais quentes que muito bem simbolizam a desolação do interior do Texas dando, como dito, aquela sensação de se estar assistindo a um western, mesmo que o longa se passe em dias atuais.

No fim das contas, “A Qualquer Custo” é um grande filme e outro forte competidor na corrida do Oscars 2017, então não seria uma surpresa se fosse este o vencedor do prêmio de Melhor Filme. Meus amigos... o Oscars desse ano está pegando fogo!


AVALIAÇÃO: 5/5
"Extraordinário"

0 comentários:

Postar um comentário