quinta-feira, 16 de junho de 2016

God of War | Tudo o que se sabe do novo game até agora (e algumas especulações...)



Se você andou vivendo debaixo duma pedra nos últimos... Ah, que porra de pedra o quê, é claro que você já ouviu falar que foi anunciado um novo God of War nessa E3.

E claro, sendo esse não só o principal anúncio da conferência da Sony com também o mais novo game da principal franquia do Playstation, os milhares de fãs no mundo inteiro, ao lado de vários sites especializados em games, já começaram a avalanche de teorias e especulações.




Tenha você gostado ou não da conferência, é inegável que a Sony foi maestra no que diz a respeito do anúncio do novo game, cujo tema principal (pelo menos acredita-se que tenha sido o tema principal), hoje intitulado internet afora de "A New Beginning" — um belíssimo interlúdio que perfeitamente delineou a transição de cenário e sensação da Grécia para os países nórdicos, sem perder a essência tribal e épica de sempre —, foi executado ao vivo por uma orquestra, e quando Kratos finalmente surgiu em cena, gritos de euforia e choque tomaram conta de toda a plateia.

Mas diversas dúvidas ficaram no ar após a gameplay de quase 10 minutos. Seria o personagem principal o Kratos de verdade ou seu irmão, Deimos? Esse game é um reboot ou uma sequência?

Sendo assim, vamos a tudo que já sabemos a respeito do novo God of War (e também algumas saudáveis especulações):




O personagem principal


Aqui não há nenhuma mudança. Mesmo mais velho e amargo (e mais contido), os desenvolvedores da Sony Santa Monica já confirmaram que Kratos é sim o personagem principal e você jogará com ele do começo ao fim. Fãs mais puristas, vocês já podem respirar mais aliviados!




O garoto


Sim, o garoto no gameplay é sim o filho de Kratos, algo que os ouvidos mais atentos devem ter captado no trailer no minuto 7:01 do trailer, quando o menino o chama de "Father". Além disso, a Santa Mônica confirmou que ele acompanhará o Espartano durante o game inteiro. O garoto também possui poderes, como pode ser visto durante a luta contra o troll. Aliás, ele também tem runas e tatuagens espalhadas pelo seu corpo, como em seu antebraço direito, na nuca e nas costas da mão direita no minuto 8:06 do gameplay, além das cicatrizes, como as em seu rosto.





Agora vêm as primeiras especulações: seria um filho adotivo ou realmente biológico? Kratos finalmente teve a coragem de sossegar com outra mulher e voltar a ser um pai, tantos anos após a morte de Calliope e Lysandra? Ele teria conhecido a mãe do garoto antes dele nascer ou depois? Ou ele nunca conheceu a mãe do garoto? Ela é definitivamente mencionada no gameplay, mas não se sabe se ela está morta ou desaparecida, embora, provavelmente, esteja morta, caso a fumaça e o que parece ser uma pira funerária no minuto 1:12 no gameplay signifique alguma coisa.




A desenvolvedora, no entanto, não vai revelar o nome do menino (o que significa que ele pode ser alguém conhecido e importante), mas você poderá controlá-lo passivamente durante o jogo. Existe um botão específico para ele no controle. Estaria o garoto sendo preparado para assumir depois da morte definitiva de Kratos?

Ah, aqueles bonecos com os quais o menino aparece brincando no início do gameplay... eu não consigo tirar da minha cabeça que eles significam alguma coisa, nem que seja um easter-egg. Seriam eles figuras de Odin e um troll?




O lado mais humano de Kratos


Já se sabe que Kratos tem força para matar deuses, voltar à vida quantas vezes for necessário e, literalmente, acabar com o mundo (ou pelo menos com a Grécia, visto o estrago deixado no fim de God of War III, o último game da cronologia), mas quase nunca é visto seu lado humano, exceto nos poucos momentos em que ele interage com suas falecidas esposa e filha, como o encontro com Calliope nos Campos Elísios em Chains of Olympus.

Mesmo com toda essa força, Kratos não tem coragem o suficiente para demonstrar suas emoções ao próprio filho, como é visto no minuto 8:55 do gameplay, onde o personagem exita em pôr a mão no ombro do garoto, ou dar aquele "tapinha" nas costas, e ao invés disso resolve retirar a faca do animal. Ainda assim, esse é o lado mais humano do personagem visto em MUITO tempo.




A participação do menino no gameplay


O garoto participará ativamente dos combates, das explorações e na resolução dos puzzles (o que pode acarretar em puzzles interessantes). Não só isso como Kratos estará sempre ensinando o filho, seja na caça (como mostrado no gameplay) ou no combate. O game mostrará todo seu progresso nos ensinamentos do menino. Inclusive, aqueles pontos ganhos em Knowledge (Conhecimento), Archery (o uso do arco e flecha) e Tracking (reconhecer rastros e seguir animais, ou outras criaturas) são para o garoto, e não para Kratos.

A história tratará do relacionamento entre os dois, mostrando o crescimento e envolvimento deles durante a jornada, algo semelhante ao relacionamento de pai e filha demonstrado entre Joel e Ellie em The Last of Us.




É um reboot ou uma sequência?


Uma sequência, e o game aparentemente se passa vários anos após o acontecimento de God of War III. Provas disso são o personagem mais velho, o símbolo ômega em suas costas logo abaixo da ombreira (que serve como "bainha" para o machado). O ômega é a última letra do alfabeto grego, representa o fim (sabe aquela história de "o alfa e o ômega"? Então...) e sempre esteve presente na franquia, até como parte do logo e, embora ele tenha sido retirado no logo do novo game, ele ainda aparece no personagem.





Além disso, outras provas são as cicatrizes das correntes das Blades of Chaos (de God of War), Blades of Athena (de God of War II) e Blades of Exile (de God of War III) em seus punhos, além da cicatriz da Blade of Olympus em seu abdome.




Fora tudo isso, a habilidade especial Spartan Rage ainda existe. Quer mais provas que isso? O diretor do game, Cory Barlog, confirmou que o mesmo se passa após o terceiro jogo.




O medidor de fúria


É possível ver, no canto superior esquerdo, um medidor de fúria que oscila nos momentos em que o garoto desaponta o pai. Kratos está tentando se conter e não ter mais um acesso de raiva, como evidenciado no minuto 2:22 do gameplay.

A Sony Santa Monica disse que o personagem sempre fez todas as escolhas erradas na vida. Essa é uma jornada por redenção. Kratos ensinará seu filho a se tornar um deus e o seu filho o ensinará a se tornar humano novamente.




A mitologia


Sim, a mitologia é definitivamente a nórdica. E vários elementos comprovam isso durante o gameplay: as escrituras em runas nas paredes e na tela, os (possíveis) Draugr que os personagens enfrentam no início (Draugr são os mortos-vivos da mitologia nórdica).




Além da menção de Valhalla pelo troll (Valhalla é o "Salão dos Mortos". Um majestoso salão de 504 portas para onde vão guerreiros que foram mortos em combate onde bebem e festejam junto aos deuses e se preparam para o Ragnarök, o fim do mundo na mitologia nórdica que certamente será causado por Kratos, não é?).




Também a breve aparição de uma valquíria (entidades que carregam os guerreiros escolhidos por Odin até Valhalla) no minuto 6:45 do gameplay.

Por fim, os desenvolvedores confirmaram. :D




O machado


Você certamente percebeu que Kratos não está usando as Blades of Chaos, Athena ou Exile e não se sabe se ele chegará a usar as icônicas armas novamente neste jogo. Ao invés disso, ele empunha um machado mágico fodão que acende em azul umas constelações em sua lâmina e tem o poder de congelar. Na mitologia nórdica, a responsável pela CAÇA e pelo INVERNO é a deusa Skadi. Seria esse machado a arma dela? Esta não seria a primeira vez que Kratos usaria armas de outros deuses, como a Blade of Artemis (a deusa da caça na mitologia grega) em God of War.

E já que entramos nessa teoria... Kratos menciona que a mãe do garoto o ensinou a caçar. Seria o garoto filho de Kratos e Skadi?




O mundo


Ao contrário do que a gameplay possa ter sugerido (eu não achei que sugeriu nada, mas um pessoal parecer ter pensado que sim), o jogo não será em mundo aberto. Ao contrário do que a Ubisoft, por exemplo, vem fazendo bastante com quase todo jogo que ela consegue pôr as mãos, a Sony Santa Monica ainda está fazendo um game tão linear quanto os outros da série.

Além disso, o game seguirá em interrupções. Isso quer dizer que loadings, fadeouts ou telas de loading disfarçadas de cutscenes cinematográficas não irão existir. Uma vez dentro do jogo, tudo seguirá em tempo real. A única pausa a ocorrer será quando você apertar o botão "start" (ou botão "options", já que estamos falando do PS4). Perfeito!




A câmera


Como você pôde ver pelo gameplay, o sistema de câmeras fixas que esteve presente em todos os jogos da série (herdado de games como os quatro primeiros Alone In The Dark e os três primeiros Resident Evil, além de Resident Evil — Code: Veronica) não marcará presença neste novo game. O sistema de câmera será um pouco mais livre, o já tradicional estilo de câmera "over the shoulders" (sobre os ombros), que, na época revolucionário, foi introduzido por Resident Evil 4 e hoje em dia figura em quase todos os jogos de ação em terceira pessoa. Isto permitirá uma exploração mais detalhada do cenário.




A "pegada" mais RPG


É. Isso mesmo que você leu. O novo God of War terá, sim, uma pegada mais puxada pro lado do RPG (convenhamos que elementos de RPG estão em praticamente todos os jogos hoje em dia). Isto significa que teremos inventário, um sistema de crafting (como forjar itens), armaduras e novos sistemas que serão apresentados nos próximos meses daqui até o lançamento do game.




Cadê o épico? Cadê a dificuldade?


De acordo com a Sony Santa Monica, o novo game não será um "passeio no parque". E os momentos épicos característicos de toda a saga também estarão de volta e, de acordo com os desenvolvedores, a gameplay da E3 só não mostrou isso porque eles queriam demonstrar um lado mais humano de Kratos. Uma possível prova disso é o dragão visto no fim do gameplay. Falando nisso... será que veremos elfos e anões?




O "fantasma" no gameplay


Por volta do minuto 3:46, logo após Kratos derrotar os "draugr", no canto esquerdo da tela uma espécie de "fantasma", entidade ou alguém coberto por longas vestes brancas e capuz foge. Este é o maior mistério do gameplay. Nada se sabe ainda. Poderia ser alguém seguindo e vigiando Kratos? Seria Atena ainda seguindo o Deus da Guerra desde a Grécia? (O leitor "Speed Killer" parece concordar com essa teoria! :D).


Muitas perguntas, poucas respostas


Eu acredito que é só isso. Ainda existem várias perguntas e nem tantas respostas. E você? Tá ansioso pelo jogo? Sabe de alguma coisa que eu não coloquei aqui? Comente aí embaixo que eu adiciono ao texto!

God of War, exclusivo de PS4, chegará às prateleiras das lojas do mundo inteiro em algum momento de 2017, caso não ocorram nenhuns adiamentos.



Fontes: Tecmundo GamesOmelete, Omelete de novo e minha mente especuladora (me desculpe, não tem links pra minha mente especuladora).


2 comentários:

  1. Eu tenho duas teorias.
    Uma é muito óbvia creio que não seja isso! A athena.
    A outra é para quem jogou a franquia toda mais de 20 vezes em todas possibilidades possiveis e não esquece de nada nos jogos.
    É o coveiro. Pois no fim, ele estaria lá. Ele sempre dizia isso!
    E infelizmente algum novo membro da família de kratos, ou ele mesmo irá morrer... );
    Em god of war ghost o sparta, o único god of war que kratos expressou alguma emoção (cai uma gota de lágrima quando seu irmão morre), coisa que esta ligada ao novo god of war, o coveiro mostra covas, onde um está sua mãe, na outra seu irmão, e uma vazia.
    Enfim,peço a gentileza se forem usar ou postar o que eu disse, os créditos referente à mim.
    Minha ID PSN É LucasKillerArch (todas as platinas referentes á god of war) e atualemente no ps4 LucasSpeedKiller.

    Gostei muito desse espaço, AME O TEXTO e gostaria até de escrever por aqui, PRINCIPALMENTE ASSUNTOS SOBRE O MAGNIFICO MUNDO DE GOD OF WAR!!!
    MEU EMAIL É lucasvertiwiller@hotmail.com
    Obigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Speed Killer, tudo bem?

      Interessantes teorias essas suas. A primeira sobre o fantasma ser Atena eu já havia mencionado, mas agora adicionei ao texto uma menção a você.

      Sobre o Coveiro, não pode ser. Ele, na verdade, era Zeus! Entre as provas disso temos, no primeiro game, o fato do dublador de ambos os personagens ser o mesmo: Paul Eiding.

      Se você quiser saber mais sobre o personagem e a real identidade dele, dá uma passada na WIKI da série (só que está tudo em inglês): http://godofwar.wikia.com/wiki/Grave_Digger

      Muito obrigado pelo seu comentário!

      Excluir