terça-feira, 22 de setembro de 2015

FELIZ ANIVERSÁRIO, NINTENDO! — Confira 10 das maiores e mais importantes inovações da maior e mais importante empresa para a indústria dos games!



A Nintendo é uma das empresas mais bem-sucedidas da história dos videogames, e ela está em constante inovação, tomando diversos riscos por maiores que eles sejam. Para ilustrar o quão importante a empresa foi para o mercado de games, é possível usar como o exemplo o fato de que ela, sozinha, conseguiu fazer o interesse do público no mercado de jogos eletrônicos crescer novamente, logo após toda a indústria ficar frente à própria destruição com o famoso Crash de '83.

Para comemorar o aniversário de 126 anos da maior e mais antiga empresa da indústria de games da história, vamos rever aqui 10 das maiores e mais importantes inovações da Nintendo que fizeram uma monstruosa diferença no mercado de games e moldaram-no para ser o que é hoje. Confira:

10 - 3D sem óculos




O mais recente console portátil da Big N, o Nintendo 3DS, foi o primeiro console a trazer a funcionalidade de jogos em 3D sem a necessidade de usar óculos especiais. Um real display com o efeito tridimensional sem precisar de óculos para tal. Ele tem, sim, uma limitação, afinal de contas, o 3D não é percebido caso o jogador não esteja em um certo ângulo ou em uma certa distância, mas, assim como diversas tecnologias da Nintendo, essa função com certeza será aprimorada com o tempo, mas ponto para a empresa japonesa por ser a primeira a realizar tal façanha. O 3DS vem com um slider que ajusta a intensidade do efeito, que é suportado por diversos games. É fato que alguns jogos utilizam o efeito melhor do que outros, mas talvez o melhor exemplo seja o remake de The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

9 - Controle por movimento




O Nintendo Wii foi amplamente creditado como o responsável por atrair um público mais casual para o mundo dos games com o intuitivo e divertido (quando feito corretamente) controle por movimento provido pelo Wiimote. Como prova disso, o console foi o mais vendido da geração passada, vendendo cerca de 100 milhões de unidades, quase 30 milhões a mais que seus dois concorrentes, o Xbox 360 e o PS3. Embora esta não tenha sido a primeira tacada da empresa no mercado de controle de jogos por movimento (basta lembrar da Power Glove, um acessório para o primeiro console da empresa, o NES, que data de 1989), ela foi, no entanto, a mais popular e bem aceita. Tanto que até a Sony e a Microsoft desenvolveram suas próprias versões para adicionarem como acessórios aos seus consoles.

8 - O Game Boy




O Game Boy não foi o primeiro console portátil da Nintendo. Esse papel foi dos Game & Watch, consoles portáteis de tela dupla que fizeram um estrondoso sucesso quando foram lançados, em 1980 (tanto que eles foram fabricados até 1991). Mas foi o Game Boy o responsável por popularizar os consoles de mão, e também foi o primeiro a aceitar cartuchos com jogos, permitindo que o jogador trocasse de jogo quando quisesse, não se limitando a apenas um jogo, como os outros consoles faziam. 

O Game Boy também foi o primeiro console portátil a trazer jogos mais imersivos, como os clássicos Mario e Zelda, e também o novato Pokémon, que hoje é o game portátil de maior sucesso de todos os tempos.

7 - Um controle agradável e fácil de manejar




Antes do famoso Nintendinho 8-bits, também conhecido como NES (ou Nintendo Entertainment System), os controles de videogame eram realmente terríveis. Desde o RCA Studio II, com seu controle no formato de um teclado gigante, com dois teclados numéricos e um botão até outros controles completamente insanos, como o do CollecoVision, que mais parecia um telefone bizarro, ou até o do Atari 5200. Todos eles eram desconfortáveis e nada intuitivos. Apenas imagine jogar um game usando um teclado numérico. O controle do NES se tornou um modelo para todos os controles que viriam, e ainda forma a base dos controles de PS4 e Xbox One.

6 - Jogos third-party licenciados




Isso pode até não parecer importante hoje em dia, mas saiba que foi graças a isso que nós podemos jogar os nossos queridos videogames nos tempos atuais, já que a decisão da Nintendo de impedir o lançamento de jogos não-licenciados por ela para seu console foi vital para que a industria dos games continuasse respirando. Antes do NES, existia uma proliferação quase epidêmica de jogos terrívelmente ruins, péssimos e medonhos, que você nunca sabia o que estava comprando até já estar com ele rodando em seu console. Mesmo que você houvesse comprado um jogo do seu gênero favorito, ele podia ser um completo lixo. E foi essa falta de confiança dos consumidores que acarretou no Crash de '83, que quase destruiu a indústria.

A Nintendo adicionou um chip especial ao NES que requeria um chip correspondente no cartucho com uma key autorizada. Caso contrário, o sistema não ia iniciar e o game seria injogável, Isso possibilitou que a Big N controlasse quais jogos seriam lançados para o console, através do selo "Official Nintendo Seal" (algo como o Selo de Qualidade Nintendo), acabando com os jogos de baixo-custo/baixa-qualidade que existiam apenas para aquele lucro maroto. Esse modelo se tornou padrão na indústria e, hoje em dia, só jogos licenciados despontam nos consoles. É claro que nem todo jogo é uma obra-prima, mas o nível-base de qualidade amentou consideravelmente e isso possibilitou que a indústria dos games continuasse existindo. Já pensou em um mundo onde não tivéssemos videogames para jogar?! Terrível, não é mesmo?

5 - Portas para quatro controles




O primeiro console de mesa que trouxe a funcionalidade de quatro controles simultâneos foi o Bally Astrocade em 1977, mas ele não foi muito bem-sucedido comercialmente e quase não existiram jogos que usavam quatro controles. Portanto, antes do Nintendo 64, o padrão eram dois controles e fim de papo e, caso você quisesse mais jogadores, teria de comprar um acessório adicional, o que foi o caso do NES, do Super Nintendo e do Playstation. 

Foi a Nintendo a responsável por fazer os quatro controles se tornarem padrão na indústria, além de ter lançado diversos jogos com suporte real aos quatro controles, como Mario Party, Mario Kart 64 e, é claro, o glorioso GoldenEye 007.

4 - Controles que vibram




O Rumble Pak foi um acessório para o controle do Nintendo 64 que permitia que o controle vibrasse em certos momentos do jogo, causando uma imersão maior ao jogador. Lançado em 1997, um ano após o lançamento do console, o acessório vinha incluído com o game Star Fox 64 e foi muito bem-recebido na época. O acessório tinha suas desvantagens, principalmente por usar duas pilhas AAA e ser meio pesado, mas o conceito geral ajudou a aumentar a imersão dos games e também logo se tornou padrão na indústria, sendo utilizado pela Sony para o seu controle Dual Shock para o Playstation. Hoje, essa função faz parte de todo controle de um grande console, e foi até aprimorada pela Microsoft no controle do Xbox One, com gatilhos que vibram individualmente.

3 - Direcionais analógicos e direcionais digitais




O direcional digital em formato de cruz foi criado pela Nintendo e apareceu pela primeira vez no NES, e hoje é padrão na indústria e está em todo controle de console.

O direcional analógico do Nintendo 64 foi uma grande inovação, embora o conceito não tenha sido apresentado primariamente pela Nintendo. Ele já estava presente em 1976, no 1292 Advanced Programmable Video System. Entretanto, o design não era muito confiável e foi copiado por muitos, talvez sendo mais proeminente no Atari 5200. Porém ele foi o responsável pelo fracasso do console.

O direcional analógico como conhecemos hoje foi inventado pela Nintendo para o Nintendo 64, sendo o primeiro design confiável, auto-centralizável e com aceleração. Rapidamente, se tornou padrão na indústria e hoje está em todo controle de todo console. Por exemplo, o controle original do Playstation só continha os direcionais digitais, mas a Sony rapidamente criou uma versão com dois analógicos (como conhecemos hoje) um ano depois que a função fez sucesso no controle do N64.

2 - Arquivos de salvamento: os Save Files




The Legend of Zelda, o primeiro game da aclamada série da Nintendo, foi lançado em 1986 para o NES. Era um jogo de ação e aventura não-linear de considerável duração para a época, e introduziu uma das maiores inovações técnicas de todos os tempos nos games: os Save Files. Os outros jogos até então ou não permitiam que o jogador salvasse o progresso ou usavam os famosos passwords, aqueles códigos gigantes que o jogador tinha que memorizar (ou anotar em algum lugar) e digitá-los na tela inicial do game caso quisesse continuar da fase onde havia parado.

Os cartuchos de The Legend of Zelda possuíam uma memória RAM com bateria, permitindo arquivos complexos de salvamento que não eram possíveis até então com o uso dos passwords. Essa inovação possibilitou o estilo não-linear de gameplay, permitindo que os jogadores completassem partes do jogos em nenhuma ordem pré-definida, assim como comprar itens que seriam lembrados pelo jogo mesmo depois do console ser desligado.

É bom mencionar que nenhum dos três Super Mario Bros. para o NES, por exemplo, tinham a possibilidade de salvar o progresso e o jogador tinha que terminá-los numa só jogatina. Muitos jogos da Nintendo eram assim, com exceção daqueles que usavam passwords.

1 - Jogos inovadores




A mais importante de todas as inovações da Nintendo está, com certeza, em seus jogos. Eles popularizaram o gênero de plataforma side-scrolling, introduziram novos gêneros com The Legend of Zelda, Super Mario Kart e The Legend of Zelda, estiveram na vanguarda dos jogos com gráficos modelados em 3D com o Nintendo 64; Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time foram muito influentes na indústria. Super Mario 64 foi o primeiro jogo com um ponto de vista independente do personagem.


Menções honrosas: "botões de ombro"/gatilhos e jogos em realidade virtual

Fonte: Listur.com

Pois então. Por mais que você goste ou não da Nintendo, é inegável a importância dela para a indústria de games ser o que ela é hoje. E até existir, na verdade.

Fica aqui essa singela homenagem de nós do Titans Desatualizados à Big N.


FELIZ ANIVERSÁRIO, NINTENDO!

HAPPY BIRTHDAY, NINTENDO!

ハッピーバースデー、任天堂株式会社!


平和で休む、岩田聡

0 comentários:

Postar um comentário