quinta-feira, 25 de junho de 2015

Stranded Deep — Um simulador de náufrago! (Análise/Primeiras impressões)



Em minhas peregrinações pela longínquas terras da Valve, também conhecidas como Steam, eu me deparei com esse game que parece gostar muito do filme Náufrago (Cast Away) — aquele de 2001, protagonizado por Tom Hanks — por sua proposta: Stranded Deep é um simulador de náufrago!

O enredo é bem simples, na verdade. Você começa o jogo em o que parece ser o seu jatinho particular, sobrevoando algum lugar acima do Oceano Pacífico, quando, de repente, acontece um acidente e você vai parar, sozinho, em mar aberto. Sem ninguém para lhe ajudar e nada além de um bote salva-vidas e um remo, você rema sem destino até aportar em uma pequenina ilhota deserta. É assim que começa Stranded Deep.

Basicamente, em seu "núcleo", Stranded Deep é mais um jogo de sobrevivência como qualquer outro (vide Minecraft, por exemplo), também em perspectiva de primeira pessoa, onde você precisa se alimentar e se hidratar, além de se utilizar do sistema de crafting do game para construir armas, ferramentas, abrigos, etc.

O objetivo é simples, ao menos por enquanto: Sobreviva. Ao aportar na primeira ilha de um mapa que é sempre gerado proceduralmente (ou seja, basicamente aleatório) a cada vez que você dá um new game, as primeiras coisas que você vai querer fazer são uma fogueira e arranjar algum modo de se alimentar e se hidratar.




O jogo oferece uma grande variedade de animais, interativos ou não, que vão desde simples caranguejos vagando pelas areias da praia — cuja principal função é servir de alimento ao jogador (assado, de preferência, e não cru, caso não queira passar mal) —. passando por peixes simples — comestíveis, como sardinhas, ou extremamente venenosos, como o peixe-leão e o peixe-porco-palhaço — e também peixes maiores e mais perigosos (mas nem por isso menos comestíveis) — como o feroz tubarão-tigre, o agressivo peixe-espada ou o terrível grande tubarão-branco — até as dóceis e adoráveis baleias-jubarte.

Além da grande fauna, há também um grande leque de itens disponíveis ao jogador. Durante as jogatinas, você pode e vai encontrar diversos naufrágios na costa ou nas profundezas do oceano com muitos itens úteis escondidos, que variam desde lanternas até partes de um motor, que podem ser reunidas para formar um motor funcional para seu bote.

Mas é claro que, quanto mais o jogador seguir ao mar aberto, mais vulnerável ele estará. Perto das ilhotas, os maiores perigos são os tubarões-tigre ou, raramente, os dóceis tubarões-cinzentos-do-recife. Mas em mar-aberto, o perigo é bem maior, grandes tubarões-brancos e peixes-espada rodeiam os naufrágios que se encontram em águas mais profundas, mas, quanto mais o risco, maior a recompensa.

Há também a possibilidade do personagem ficar doente ou envenenado, quebrar alguns ossos ou ter hemorragia, e, para isso, o jogo também conta com seu "arsenal" de itens médicos, como injeções de morfina, bandagens, vitaminas e antibióticos. Entretanto, esses itens são muito mais raros de se encontrar, de modo a desencorajar o jogador a tentar enfrentar um tubarão sempre que possível.




Por fim, como mencionado anteriormente, o jogo conta com um sistema de crafting, que pode ser usado para construir facas, machados e lanças rústicas usando gravetos e pedras. Ainda com esses materiais, é possível fazer um martelo, ferramenta que é usada para possibilitar construções mais elaboradas, como abrigos. Ainda é possível fazer suas próprias bandagens.

Falando no sistema de crafting, ele difere um pouco dos de outros jogos. Aqui, você não precisa de uma workbench/mesa de trabalho para construir coisas. Reúna no mesmo lugar todos os materiais que você acha que são necessários para construir tal coisa (o jogo não conta com uma "receita" indicando quais coisas podem ser construídas, muito menos quanto material é necessário para tal, para isso, você ou descobre na raça, ou recorre à fiel comunidade gamer, que posta suas descobertas em diversos fóruns pela internet à fora, ou na wiki oficial do jogo, um santuário de reúne informações diversas postadas por vários usuários, como uma Wikipedia, mas em inglês) e clique com o botão direito, abrindo, assim, uma pequena janela com todas as possíveis opções de construção.

Mas é bom tomar muito cuidado, pois o inventário do personagem é muito pequeno: apenas 8 espaços.

E não é só o tema igual que Stranded Deep tem com o filme Náufrago. O jogo também está recheado de easter-eggs, como uma caixa da FedEx (o personagem de Tom Hanks no filme era funcionário da FedEx), aqui chamada de DeadEx, assim como uma familiar bola de vôlei com um roto pintado, aqui chamada de Wollie, talvez um parente distante de Wilson. Há também outros easter-eggs, como quatro peculiares tartarugas que nada aleatoriamente pelos mares com os nomes científicos de Leonardus chelonia, Michelangelus chelonia, Raphaelus chelonia e Donatellus chelonia... Notou um padrão aqui?


GamerFortress.com | Fonte: reprodução


Enfim... Stranded Deep é um jogo bem divertido e que pode te entreter por várias e várias horas. Entretanto, é um game que se encontra em Early Access/Acesso Antecipado, ou seja: está incompleto, mas à venda. Portanto, se prepare para encontar alguns bugs (que estão sendo corrigidos, mas que são poucos, surpreendentemente, mas irritantes, do mesmo jeito, como itens que são deixados na areia da praia e simplesmente desaparecem ou botes salva-vidas que simplesmente afundam sem mais nem menos no meio do mar aberto) e também para jogar até enjoar, já que ainda não existe um final para o jogo.

De qualquer modo, Stranded Deep está em Early Access/Acesso Antecipado e custando R$ 27,99 na Steam (no momento em que escrevo este artigo) e você pode comprá-lo clicando aqui. Por esse preço, até vale a pena, eu diria. Mas, caso não queira se arriscar em pagar seu dinheiro num game que ainda nem está completo, é melhor esperar o lançamento oficial, que ninguém sabe quando será, afinal de contas, está virando moda esses jogos de alpha/beta eterno.

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