segunda-feira, 18 de maio de 2015

Noite Sem Fim — A terceira parceria de Liam Neeson e Jaume Collet-Serra. (Crítica)



Noite Sem Fim (Run All Night) é um filme dramático de ação dirigido por Jaume Collet-Serra, escrito por Brad Ingelsby e estrelado por Liam Neeson, Joel Kinnelman, Ed Harris e Vincent D'Onnofrio.

O filme marca a terceira colaboração do diretor Collet-Serra com Liam Neeson, uma parceria que começou em 2011 com o filme Desconhecido (Unknown) e também nos rendeu o filme Sem Escalas (Non-Stop), em 2014. Aliás, caso queira, você pode conferir a resenha de Sem Escalas clicando aqui. É bom levar em consideração que ambas as parcerias entre os dois resultaram no ótimo thriller de suspense que é Desconhecido e no genial longa de ação que é Sem Escalas.

Noite Sem Fim trata, basicamente, de um pai "vagabundo". Jimmy Conlon (Liam Neeson) é um capanga assassino que trabalha para seu melhor amigo, um criminoso chamado Sean Maguire (Ed Harris). Em determinado momento, alguém é morto e uma linha é cruzada e Jimmy, junto de seu filho, Michael (Joel Kinnelman), são caçados pelos capangas de Sean. Agora, Jimmy tem uma noite para resolver tudo.




Essa terceira parceria de Neeson e Collet-Serra não se trata de um filme de ação, exatamente. É verdade que há cenas de ação, sim. Mas o foco principal reside mesmo na relação entre Jimmy e Michael, que é instável, fragmentada e rodeada de decepções e ódio.

Um dos pontos mais altos do longa fica exatamente na relação de pai e filho. Não é a mesma coisa de sempre, onde o filho não gosta do pai por qualquer motivo que seja convincente o suficiente. Aqui, é evidente que Michael odeia o seu pai e despreza tudo o que ele já fez para ganhar a vida. Jimmy é um homem destrutivo que sempre prejudicou todos ao seu redor, mas é notável a culpa que ele sente, e o arrependimento que o assombra desde sempre.

Isso é reforçado pela atuação. Neeson prova mais uma vez que, sob a direção certa, ele pode ser um grandessíssimo ator dramático (como vimos em A Lista de Schindler, por exemplo) e Kinnelman faz o seu melhor trabalho desde sempre. Embora o seu trabalho de maior destaque tenha sido no reboot de Robocop, a sua atuação aqui é a mais cheia de emoção e personalidade de toda a sua carreira. Nos personagens de Neeson, Kinnelman e Ed Harris, é possível notar um passado e relações fortes entre eles, tudo isso graças ao trabalho primoroso desse trio.




É verdade que o filme tem problemas, e um dos principais é a quantidade de histórias paralelas rolando ao mesmo tempo. Temos a máfia, traficantes de drogas, policiais, a relação de Jimmy com Michael, a família de Michael e até um assassino profissional que também tem relações com o passado de alguns desses personagens, portanto a trama pode parecer meio enrolada em alguns momentos. Ainda há a aparição de um ator (que eu não vou falar quem. Aqui não tem spoiler!) que é muito breve. Ele aparece, conversa com os personagens, alguns flashbacks surgem e parece que você tá assistindo outro filme. Dizem que esse ator tinha mais cenas gravadas, mas que acabaram sendo cortadas na pós-produção porque algo não tava se encaixando. Pois é. Não tava mesmo.

Por fim, há ainda uma cena entre os personagens de Liam Neeson e Ed Harris conversando em uma mesa de restaurante que parece bastante com a icônica cena entre Al Pacino e Robert De Niro no filme Fogo Contra Fogo (Heat), de 1995. Talvez uma homenagem, talvez uma inspiração... Definitivamente é uma cena bem bacana.

Noite Sem Fim é um bom drama com pitadas de ação. Liam Neeson e Jaume Collet-Serra fizeram mais uma parceria bem sucedida e eu estou ansioso pela próxima.


NOTA FINAL: 3.5/5

0 comentários:

Postar um comentário