quarta-feira, 4 de março de 2015

SHIELD — Conheça o primeiro console de mesa da NVIDIA



E foi então que na GDC (Game Developers Conference) desse ano, a nVidia decidiu anunciar a sua cartada no mercado dos consoles de mesa: o SHIELD. E não é pra confundir com aquele portátil de mesmo nome, esse aqui é um bichinho muito mais poderoso e competitivo.

O novo SHIELD que será baseado no sistema Android TV, virá equipado com a GPU Tegra X1 de 64 bits baseado em arquitetura Maxwell da própria empresa (aquele que ela anunciou no começo do ano) capaz de processar até 512 gigaflops/s. Além disso, o console também contará com uma RAM de 3 GB, armazenamento interno de 16 GB (expansível para até 128 GB), conectividade WiFi, suporte aos padrões Surround 5.1 e 7.1 e, principalmente, suporte a material em resolução UHD 4K, tudo isso com um consumo máximo de 20 Wh.

Na prática, ao menos pelo que foi visto na apresentação, o console tem o poder de processamento bem próximo ao de um PC. Na demonstração da GDC 2015, o console foi visto rodando Borderlands: The Pre-Sequel, DOOM 3: BFG Edition e, pasmem, Crysis 3, sem nenhum problema. Liso.


O nVidia SHIELD (créditos: Tecmundo)


Segundo a própria empresa, mais de 50 jogos otimizados para o console vão estar disponíveis no lançamento da máquina. Entre eles teremos títulos como Crysis 3, Borderlands 2, Borderlands: The Pre-Sequel, Resident Evil 5, Metal Gear Rising: Revengeance, DOOM 3: BFG Edition, Contrast, War Thunder, Telltale's Game of Thrones, etc, etc e etc.


Parte do catálogo que o SHIELD terá disponível em seu lançamento (créditos: Tecmundo)


Junto do console, a empresa também anunciou o sistema de streaming de jogos nVidia Grid. A ideia desse sistema ter títulos rodando via internet à resolução Full HD 1080p e 60 fps. O serviço oferecerá títulos como Batman: Arkham Origins, GRID 2, Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, Resident Evil: Revelations 2, Dying Light e Metro: Last Light, além de prometer trazer os lançamentos The Witcher 3: Wild Hunt e Batman: Arkham Knight, por exemplo. Além disso, a fabricante promete expandir o catálogo ao menos uma vez por semana. A proposta do Grid é simples: você compra o jogo pelo preço habitual de US$ 59 (ou menos, quem sabe) e já sai jogando, em Full HD e 60 fps. Aliás, o Grid está marcado para ser lançado em maio.


A nVidia Grid Store (créditos: MeioBit)


Embora a empresa tenha dito que seria necessária uma conexão de pelo menos 10 MB/s para desfrutar dos jogos em 720p ou 30 MB/s para desfrutar do Full HD 1080p, o maior problema do nVidia Grid é que, claro, a qualidade do streaming dos jogos vai depender muito dos servidores da empresa e, principalmente, da internet do usuário. Agora você consegue se ver aqui no Brasil, transmitindo um game com seus 15 GB ou mais em uma internet daqui? A latência pesa nessas horas. Uma coisa é comprar o jogo e baixá-lo no seu HD, outra coisa é jogá-lo em transmissão direto da nuvem...

Com o convidativo preço de US$ 199 por um pacote com console, o mesmo joystick do Shield portátil e o controle remoto SHIELD Remote, o nVidia SHIELD tem lançamento previsto para maio, somente nos Estados Unidos, por enquanto.

É provável que estejamos presenciando o nascimento de um competidor de peso para o PS4, o Xbox One e o Wii U...


0 comentários:

Postar um comentário