sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Fortaleza Digital, de Dan Brown — Resenha



Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Gênero: Thriller, Ficção
297 páginas


Finalmente, voltando à ativa depois das festas de fim de ano! Os Titans estão de volta!

Agora, sem mais ladainhas e frescurites, vamos ao que importa nesse post, a primeiríssima resenha do ano: Fortaleza Digital!


Fortaleza Digital


Fortaleza Digital (Digital Fortress) é um livro de ficção e thriller policial e é o primeiro livro do mais que consagrado autor norte-americano Dan Brown — o mesmo por trás do sucesso absoluto O Código Da Vinci —, tendo sua edição original publicada pelo primeira vez no ano de 1998 pela editora St. Martin's Press. Aqui no Brasil, o livro foi publicado pela primeira vez no ano de 2005 pela editora Arqueiro (selo da editora Sextante).

Antes de seguirmos, uma curiosidade: Fortaleza Digital pode ganhar uma adaptação para a TV pelo canal ABC. O canal já encomendou o piloto e, caso seja aprovado, ele irá ao ar, embora não haja data prevista. E parece que a série vai ser dirigida pelo mesmo diretor das duas adaptações de livros do autor para o cinema (Anjos e Demônios e O Código Da Vinci), Ron Howard.

A trama


Sinopse:

"Quando o invencível computador da NSA (Agência de Segurança Nacional), programado para decifrar qualquer código, se depara com um novo e misterioso código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Aquilo que ela descobre faz tremer os corredores do poder. A NSA está sendo mantida como refém... não por armas ou bombas, mas por um código tão engenhosamente complexo que, se divulgado, irá causar grandes danos aos serviços de inteligência dos Estados Unidos. Presa em uma teia de segredos e mentiras, Susan tenta de todas as formas salvar a organização na qual sempre acreditou. Sem ninguém em quem confiar, ela se descobre lutando não apenas por seu país mas por sua própria vida, e no final, pela vida do homem que é sua grande paixão."


Fortaleza Digital se foca na Agência de Segurança Nacional americana, a NSA, que criou um supercomputador de bilhões de dólares capaz de decifrar qualquer código criptografado interceptado pela agência na internet. O problema surge quando um super-mega-ultra hacker fodão cria um algoritmo inquebrável pelo supercomputador. Como forma de "se garantir", o hacker ainda avisa que as únicas pessoas que possuem a chave para quebrar o algoritmo são ele e mais um amigo e, caso algo aconteça a ele próprio, esse amigo vai soltar o algoritmo na internet e todos poderão baixá-lo, encriptar suas mensagens com o "Fortaleza Digital" (o tal algoritmo) e a NSA ficará à frente à leva de milhões de mensagens que são trocadas diariamente sem poder interceptá-las e decifrá-las, inclusive mensagens de comunicações internas de células terroristas e etc. 

O grande problema surge quando alguém misterioso mata o tal hacker...

Todas as características que fizeram Dan Brown ser tão aclamado


Assim como esse foi o primeiro livro que Dan Brown escreveu, em 1998, foi também o primeiro que eu li, no ano passado. Sim! Eu nunca havia lido Dan Brown, já até assisti os filmes, mas nunca li os livros! Pelo menos até o dia 24 de dezembro de 2014.

Enfim, pelo que vi depois que terminei de ler esse livro e os outros dois que acabei lendo em seguida (Ponto de Impacto e Anjos e Demônios, esperem resenhas aqui no blog!) é que o Dan Brown segue sempre a mesma formula de ter sempre dois personagens (um homem e uma mulher), ação incessante, suspense incessante, uma super-mega reviravolta e um final super-ultra-mega-blaster surpreendente. Ou seja, essa formula de sucesso dele já estava presente desde o seu primeiro livro, e é uma formula que funciona super-bem!

Mas nem tudo é perfeito...


Pois é. Por mais que esse livro seja muito bom, ele não está livre de alguns probleminhas. A história, por exemplo, não é tão profunda e bem desenvolvida como as dos outros livros do autor, e nem os personagens são tão cativantes assim (com algumas ressalvas). Outra coisa que pode te fazer querer jogar o livro pela janela é o fato de que algumas vezes você vai ficar irritado com algum personagem por ele não conseguir achar a solução para um problema sendo que tal solução está BEM DEBAIXO DO NARIZ DELE! E não é aquele "debaixo do nariz" que se mantém escondido, como o autor acaba fazendo nos próximo livros, mas sim aquele "debaixo do nariz" que está, literalmente, MUITO óbvio e ainda assim, nada do personagem se tocar.

Vale a pena?


É claro que, como você pode ter percebido, apesar dos pesares, eu gostei bastante do que li. Embora hajam algumas coisas que hoje você pode olhar e pensar "mas isso é muito besta", principalmente quando se trata de tecnologia, como o modo que o autor descreve um aparelho de GPS no carro de um personagem, considerando que hoje o GPS seja a coisa mais banal possível. Entretanto temos que lembrar que o livro foi escrito na década de 90, quando o GPS não era nem um sonho das massas (embora o governo já o possuísse desde pelo menos 1970).

Enfim, se você curte Dan Brown, esse livro é obrigatório. Se você não se importa com tramas que não sejam tão profundas, vá fundo também. Agora se você prefere tramas super-complexas e/ou não gosta do Dan Brown, talvez não será esse livro que vá fazer você gostar.



Outras capas:




0 comentários:

Postar um comentário