quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Game of Thrones: A Telltale Games Series — Bem vindos à Westeros, brutal e cruel como ela deveria ser (Análise Episódio 1: Iron From Ice)



E eis que a Telltale Games fez de novo. Desde a VGX 2013, quando anunciaram que tinham pego os direitos da franquia para fazer um jogo aos seus moldes, eles não deram muitas outras informações. Um teaser aqui, uma notícia ali, um trailerzinho acolá...

Mas para quem estava esperando, a espera chegou ao fim e o primeiro episódio está aqui. E veja bem: ele não decepciona.

Antes de tudo, um aviso que muitas análises pela internet já disseram mas que é sempre bom reforçar: Não use esse jogo para ser apresentado ao universo de Game of Thrones. Aqui, o jogo já tem põe no meio de acontecimentos sem explicação prévia e já joga um spoiler gigantesco na sua cara. Se você não assistiu as três primeiras temporadas da série ou não leu os três primeiros livros, recomendo até que pare de ler essa análise e vá por as informações em dia.


Em Game of Thrones, a premissa é de brincar com a perspectiva dos livros e da série, nos colocando nos olhos de múltiplos personagens. No jogo, controlarmos 5 personagens (algo que a desenvolvedora nunca fez antes) e no primeiro episódio (de 6), Iron From Ice, nós somos apresentados a 3 deles: Gared Tuttle, escudeiro de Gregor Forrester, senhor da Casa Forrester; o jovem Ethan Forrester, que deve comandar sua casa na ausência de seu pai; e Mira Forrester, irmã mais velha de Ethan que vive em Porto Real como serva de Margaery Tyrell. Cada um deles têm um papel distinto a cumprir para salvar sua casa e sempre aquela leva de decisões difíceis para serem tomadas, características da Telltale.




O primeiro a tomarmos controle é Gared, onde somos jogados no exato lugar minutos antes do acontecimento que fez o Casamento Vermelho ter esse nome. A sequência dele é majoritariamente cheia de QTEs (Quick Time Events, onde você tem que apertar o botão que aparece na tela rapidamente) e com bastante ação e nos mostra uma parcela do que devemos nos acostumar, considerando o Mundo de Gelo e Fogo de George R.R. Martin. Aqui, toda a violência pavimenta o caminho para as questões diplomáticas que teremos que lidar no decorrer do episódio.

Entretanto, são os trechos em que jogamos com Ethan que são os mais intensos e fortes (pelo menos do primeiro episódio), onde lidamos com questões diplomáticas devido ao novo Senhor do Norte e antigas alianças, e decisões difíceis sobre o futuro da Casa Forrester, ainda com alguns conflitos internos.

E existe também os trechos com Mira, que nos põem em Porto Real para presenciar as disputas por poder entre Margaery e Cersei enquanto tentamos arranjar um modo de intervir nos acontecimentos que ameaçam sua Casa. Por sinal, esses trechos são os alívios de todo o cinza e preto que vemos no Norte.




Aliás, já que eu citei a Margaery e a Cersei, vale a pena citar todos os personagens da série envolvidos no primeiro episódio. Margaery Tyrell, Cersei Lannister, Tyrion Lannister e Ramsay Snow despontam no game e são fiéis às suas personalidades da série e dos livros, com direito à dublagem pelos próprios respectivos atores da série e até alguns de seus trejeitos, como a única sobrancelha levantada de Cersei enquanto ela fala. Pois é.

Existem alguns problemas durante a jogatina, principalmente nas animações dos personagens, que flickam e piscam de vez em quando, ou membros que somem rapidamente e depois reaparecem, e até alguns que atravessam objetos sólidos. Nada que atrapalhe o gameplay, mas que pode incomodar um pouco.

Graficamente, ouso dizer que esse é o jogo mais bonito da Telltale até então. Ele mistura os personagens cartunizados já conhecidos com um cenário pintado. Isso mesmo, o cenário é como um quadro, só que animado, e isso é bonito pra caralho. Veja, por exemplo, uma cena em que a Fortaleza Vermelha é mostrada ao longe, lindíssima.


Sim, isso é o jogo. E sim, isso é animado.

A trilha sonora não é muito presente, mas quando aparece é boa e combina com o jogo e conta com músicas da série.

Enfim, Iron From Ice é um começo ótimo. Mesmo com alguns bugs, o episódio nos apresenta personagens originais e carismáticos, decisões difíceis como de praxe e, principalmente, um final desafiador, impressionante e imprevisível que nos lembra que estamos no mundo de George Martin e que vai te deixar querendo mais. Não há data de lançamento prevista para o segundo episódio, então teremos que esperar.

E lembrem-se, quando The Rains of Castamere começar a tocar...

Finalmente As Crônicas de Gelo e Fogo ganharam um jogo à altura.


AVALIAÇÃO: 4/5
"Ótimo"

0 comentários:

Postar um comentário