EA Games
A conferência da EA Games começou às 17h e durou algo entorno de uma hora, mas a empresa seguiu uma estratégia mais segura. A EA não está, exatamente, na E3 deste ano, mas não deixou seus fãs na mão e preparou uma conferência chamada de "EA Play" para divulgar as mais novas adições ao seu catálogo e os novos games que devem chegar nesse e nos próximos anos.
Titanfall 2
A conferência meio que "começou por acidente". Algumas horas antes da apresentação, a EA acidentalmente transmitiu parte de seu ensaio, além de possibilitar uma breve olhada no novo Madden NFL 17 e todo o trailer da campanha singleplayer de Titanfall 2. Sim, Titanfall 2, que já estava confirmado desde pouco tempo após o lançamento do primeiro game, finalmente foi revelado ao público. Não só o game contará com um modo campanha singleplayer, algo que seu antecessor não teve, como também estará disponível tanto para Xbox One e PC quanto para PS4 também.
Sendo assim, o primeiro desenvolvedor a subir ao palco foi Vince Zampella, da Respawn Games, que revelou o trailer de gameplay do multiplayer de Titanfall 2, tendo prometido "um profundo sistema de progressão" e partidas bastante frenéticas e ágeis, característica esta herdada dos tempos de Zampella quando criou Call of Duty e permaneceu na franquia até o sexto game, Modern Warfare 2. A jogabilidade do multiplayer no trailer demonstrou um extenso uso de wallrunning (ou a possibilidade de correr pelas paredes) e um grappling hook/gancho. O novo jogo apresentará 6 novos Titãs, ao contrário dos 3 do game anterior. Há também uma beta aberta programada para algum momento deste ano (você pode se inscrever para a beta no site oficial do game), que vai acontecer antes do lançamento do jogo em 28 de outubro.
Mass Effect: Andromeda
Logo após, foi a vez da Bioware ir ao palco através de seu representante Aaryn Flynn e falar um pouco do quarto game da franquia Mass Effect, que parece ser um reboot, ou só um novo jogo com novos personagens: Mass Effect: Andromeda. Nos foi apresentado mais um trailer, dessa vez muito mais revelador que o da E3 do ano passado, mas nem tão revelador assim. No trailer são mostrados algumas cenas de gameplay, raças alienígenas já conhecidas pelos fãs, como as Asaari, além dos Humanos, do veículo Mako e alguns vislumbres da captura de movimentos utilizada no desenvolvimento do game, que está sendo desenvolvido todo com base da engine Frostbite. Confira o trailer abaixo:
Battlefield 1
Em seguida foi a vez de Patrick Bach, da DICE, de subir ao palco e falar sobre Battlefield 1, que trará tudo o que já era amado pelos fãs da franquia. Destruição, armas, veículos e clima em tempo real (essa é nova, se for em tempo real mesmo, e não já no script, como em Battlefield 4). Sob a premissa de que nenhum combate será igual ao outro, você terá o controle de aviões, dirigíveis, tanques de guerra e até cavalos pra acabar com a raça do time inimigo.
Além disso, também foi anunciado o modo Operations, que promete introduzir "uma maneira completamente nova de jogar em multijogador. Em Battlefield 1 você jogará uma série de batalhas interconectadas ao longo de múltiplas frentes. Jogue uma sequência de batalhas onde suas ações têm consequências além de uma única partida, enquanto você tenta conquistar território ou segurar os avanços dos inimigos."
Star Wars
Foi então que chegou a hora da EA falar sobre seus planos para os futuros jogos da franquia Star Wars. Não aconteceu nada de novo, na verdade. Foi anunciado que Star Wars: Battlefront vai receber novos conteúdos baseados nos novos filmes da franquia que serão lançados nesse e nos próximos 3 anos.
Em 2018 será lançado um novo jogo de Star Wars da Visceral Games, responsável por Battlefield: Hardline, com novas narrativas e novos personagens. Nada mais foi dito, mas foram mostrados algumas artes conceituais, disponíveis no vídeo abaixo, onde também é possível ver um game de X-Wing para Playstation VR. Será?
Além disso, falou-se de um game de Star Wars pela Respawn Games. Um game de ação e aventura em terceira pessoa que se passará num período de tempo diferente. Nada que já não se sabia.
No mais, no vídeo que a empresa transmitiu, foi citada a franquia Star Wars: Knights of The Old Republic. Estaria a Bioware trabalhando no terceiro game?
Madden NFL 17
Segundo Peter Moore, da EA, Madden NFL 17 vai trazer a "jogabilidade mais equilibrada até o momento" para a série. Ele revelou três novas maneiras de jogar on-line: Premier, Challenger e EA Major Events. Estas variam de competições pessoais entre os jogadores (Premier) para as principais transmissões corporativos (EA Major). Além disso, a série Madden 17 Championship no próximo ano vai oferecer um prêmio US$ 1 milhão.
Um grande nova adição ao Madden este ano é o modo Play The Moments: "Este ano introduzirá o modo Play The Moments, o modo mais rápido de se jogar Madden NFL. Play The Moments permite que os fãs experimentem os marcos importantes de cada jogo enquanto o game simular o resto da partida. Os jogadores serão convidados a entrar em momentos críticos, oferecendo a oportunidade de provar o seu valor em situações complicadas. Naturalmente, aqueles que querem experimentar o jogo do pontapé inicial até o apito final pode desligar o Play The Moments, ou optar por entrar e sair de momentos como quiserem durante todo o jogo."
FIFA 17
FIFA 17 apresentará um novo modo de jogado, chamado The Journey (A Jornada), que estará disponível apenas na versão do game para Xbox One, PS4 e PC. Em The Journey, o jogador tomará o controle de Alex Hunter, um novato que está começando a carreira no futebol profissional.
Fora isso, o novo jogo trará as mudanças de sempre, com física refinada, novos pênaltis, novos tiros livres e marcações, um Sistema de Inteligência Ativo e Novas Técnicas de Ataque.
EA Originals e Fe
Por fim, a EA apresentou seu novo serviço de EA Originals, que servirá como uma iniciativa para ajudar desenvolvedoras menores a financiarem, desenvolverem e lançarem seus jogos. Todos os lucros irão para os desenvolvedores. O primeiro jogo a aproveitar do serviço é Fe, da Zoink Games. O jogo trata sobre nossa relação com a natureza e não tem diálogos. Ao invés disso, você joga como um filhote, e cada animal, criatura e planta na natureza se comunica através de canções. Aparentemente o jogo não vai segurar sua mão e te dizer o que fazer, você vai ter que sair e explorar a floresta sozinho.
Considerações finais
A EA "jogou verde" nessa conferência e não se arriscou em nenhum momento, se limitando apenas a falar dos jogos que já eram esperados e não anunciou nenhuma IP nova. Pra quem esperava algum dos jogos da lista, se deu bem. Quem esperava algo novo, nem tanto. Uma conferência bem morna.
Bethesda
A conferência da Bethesda era uma das mais aguardadas deste ano, visto que seria a segunda da empresa na E3 e que a primeira, no ano passado, foi votada como a melhor do evento em vários sites especializados. Tendo início previsto para as 23h, a conferência atrasou um pouco e acabou começando por volta das 23h20 e também durou cerca de uma hora.
Dishonored 2
O maior destaque dado pela empresa durante a conferência foi a Dishonored 2, que recebeu não só comentários dos desenvolvedores como também um trailer de jogabilidade e uma gameplay pré-gravada (que você pode ver acima).
O trailer de jogabilidade revela muitos locais diferentes, mostrando aumento da verticalidade na cidade, interiores decadentes e turbinas eólicas.
Harvey Smith, da Arkane, relatou que a desenvolvedora teve que construir um motor gráfico personalizado para trazer a cidade à vida e criar recursos como cutscenes ininterruptíveis em tempo real, NPCs com os seus próprios horários, e muito mais.
Já a gameplay mostrou uma seção inicial do jogo a partir da perspectiva de Emily. Ela caminhava falando com Corvo, o personagem do primeiro game, mas uma cerimônia prevista para homenagear sua mãe foi interrompida por criminoso. O vídeo, em seguida, corta para umas cenas de escalada, novamente a partir do ponto de vista de Emily.
Chegamos a ver Emily fazendo uma missão, com bastante destaque para seus poderes.
Dishonored 2 chega em novembro. Por tempo limitado, as pré-vendas virão com uma cópia gratuita de Dishonored: Definitive Edition. Também haverá uma edição muito especial e limitada, com uma réplica em tamanho real da máscara de Corvo Attano.
Reboot de Prey pela divisão de Austin da Arkane
O co-diretor criativo da Arkane, Raphael Colantonio, também subiu ao palco, mas não para Dishonored 2. Ele confessou que ele está levando a divisão de Austin da Arkane em um novo projeto, Prey.
Este pode ser o reboot da conturbada franquia Prey, cujo primeiro jogo teve vários problemas de desenvolvimento e chegou a passar pelas mãos de mais de uma empresa antes de ser finalizado, e o segundo foi efetivamente cancelado depois de muitos anos em desenvolvimento. Duke Nukem: Forever nem chega aos pés dessa novela.
Neste game, que se passa em 2032, você controla um homem que representa um "experimento que deveria mudar a humanidade para sempre", só que dá merda.
Será lançado para PC, PS4 e Xbox One no próximo ano, e mais informações serão reveladas na QuakeCon deste ano.
Novos DLCs de Fallout 4, versão VR | atualizações em Fallout Shelter, versão para PCs | The Elder Scrolls V: Skyrim — Special Edition
A Bethesda não anunciou nenhum jogo novo vindo de seu próprio estúdio, isto porque eles ainda estão bastante ocupados com Fallout 4. Foram anunciado 3 novos DLCs para o jogo: dois para o Workshop, sendo que um será lançado na semana que vem e o próximo, que permitirá ao jogador a construção de seu próprio vault (quase um Fallout Shelter em 3D), chegará em Julho. O terceiro DLC, intitulado Nuka World Amusement Park, chega em Agosto.
Ainda em Fallout 4, o game ganhará uma versão em realidade virtual para o HTC Vive em 2017. Parece interessante.
Já sobre Fallout Shelter, uma grande atualização está a caminho, e o jogo ainda será lançado para PC.
Pra finalizar, The Elder Scrolls V: Skyrim, o mais famoso game da franquia, lançado em 2011 e jogado até hoje, com uma sempre ativa comunidade de modders, será remasterizado em HD na versão The Elder Scrolls V: Skyim — Special Edition que também contará com suporte para mods nas versões de console, assim como Fallout 4. O game chega para Xbox One e PS4 no dia 28 de outubro. Também estará disponível para PC, vindo como um update grátis para todos que possuem o jogo original e todas as três expansões: Dawnguard, Hearthfire e Dragonborn.
Quake: Champions e talvez um novo Wolfenstein?
O maior anúncio da conferência foi o mais que aguardado novo game da franquia Quake. Intitulado Quake: Champions. O game foi apresentado pelo diretor da id Software, que foi co-designer no desenvolvimento do primeiro game.
Exclusivo para PC, o game terá foque em velocidade e performance, rodando a 120 Hz com framerate destravado. Haverá também um sistema de personagens únicos onde cada um terá suas próprias habilidades, meio que aos moldes de jogos como o recém-lançado Overwatch, da Blizzard.
Além disso, pouco antes da empresa transmitir o trailer de Quake e revelá-lo ao mundo, uma breve tela deixou a entender que talvez um novo Wolfenstein esteja em desenvolvimento.
Na imagem, são mostrados alguns jogos clássicos e suas datas de lançamento, além da data da conferência de ontem. É possível ver Wolf3D - 05/05/92 (em referência ao primeiro Wolfenstein), New_Order - 20/05/14 (em referência ao mais recente Wolfenstein: The New Order), Old_Blood - 05/05/15 (a expansão de The New Order), New_Colossus - **/**/** (o possível novo Wolfenstein), além das datas de lançamento de cada um dos quatro games da franquia DOOM. Falando nisso...
Novo DLC de DOOM e versão VR
DOOM, que foi lançado recentemente, teve seu novo DLC confirmado, junto de vários conteúdos grátis. Intitulado Unto The Evil, o novo DLC contará com novos mapas multiplayer, uma nova arma, uma nova armadura e um novo demônio jogável chamado de Harvester.
Além disso, para aqueles que ainda não conseguiram jogar o novo game por motivos de tá caro pra caralho (tipo eu), durante essa semana você poderá baixar e jogar de graça a primeira fase do game, no PC, PS4 e Xbox One.
Além disso, o game também vai receber sua versão em realidade virtual, mas não há nenhuma data.
The Elder Scrolls: Legends
Foi anunciado que The Elder Scrolls: Legends, o jogo de estratégia de cartas free-to-play da Bethesda ganhará um modo história, sob a perspectiva de uma sacerdotisa chamada Kellen.
Também foi anunciado que o game ganhará uma versão mobile. Por enquanto, ele se encontra em versão beta para PCs.
The Elder Scrolls: Online
Para The Elder Scrolls: Online foi anunciado que o novo DLC, The Dark Brotherhood, chegará aos consoles na próxima terça-feira.
Além disso, foi anunciado que na Primavera o game receberá uma grande atualização chamada One Tamriel que removerá toda a restrição de conteúdo por nível. Não mais importará qual o seu level no jogo ou as suas alianças, você poderá desfrutar de todo o conteúdo por meio de um sistema que evolui o mundo ao seu redor de acordo com o level de seu personagem.
Considerações finais
Terminando o primeiro dia de conferências da E3 2016, a apresentação da Bethesda não foi muito diferente da EA, se baseando principalmente em coisas que já eram esperadas. Mesmo assim, a empresa surpreendeu positivamente com o anuncio de um novo Quake, um reboot de Prey e a versão remasterizada de Skyrim, e negativamente com a ausência de The Elder Scrolls VI e The Evil Within 2.
Recapitulando:
EA Games:
- Anúncio oficial de Titanfall 2, com trailer de jogabilidade da campanha e do multiplayer, além do anúncio de um beta aberto para qual você pode se inscrever no site oficial do game;
- Novo trailer de Mass Effect: Andromeda;
- Trailer de jogabilidade de Battlefield 1 e revelação do novo modo Operations;
- Revelações sobre o futuro dos jogos da série Star Wars;
- Madden NFL 17 e seu novo modo Play The Moments;
- FIFA 17 e o novo modo The Journey; e
- Anúncio do EA Originals, plataforma para ajudar a financiar, desenvolver e lançar jogos de desenvolvedoras indie, e o anúncio de Fe, o primeiro jogo do serviço.
Bethesda
- Trailer e gameplay de Dishonored 2;
- Anúncio do reboot de Prey pela Arkane;
- Três novos DLCs de Fallout 4 e uma versão em realidade virtual para o HTC Vive, em 2017;
- Atualização de Fallout Shelter e versão para PC;
- Remasterização em HD de Skyrim, intitulada The Elder Scrolls V: Skyrim — Special Edition;
- Anúncio de Quake: Champions;
- Possível novo Wolfenstein;
- Novo DLC de DOOM, além de demo gratuita da primeira fase do game disponível para todas as plataformas só essa semana e anúncio de versão em realidade virtual;
- Modo história em The Elder Scrolls: Legends e versão mobile; e
- DLC de The Elder Scrolls: Online, The Dark Brotherhood, chegará aos consoles na próxima terça-feira, além de mega-atualização intitulada One Tamriel, que removerá todas as restrições de nível.
E por enquanto é isso. Fiquem ligados aqui porque amanhã eu passo fazendo um resumão do segundo e penúltimo dia de conferências, com as apresentações da Microsoft, da Ubisoft (mal posso esperar pelos downgrades!) e da Sony.
0 comentários:
Postar um comentário