segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Dragon Ball Super | O Super Saiyajin Deus! (Crítica: Episódio 9)



Ontem, dia 6 de setembro foi ao ar o nono episódio da série-retorno de Dragon Ball Super.

Como dito anteriormente, na linha temporal canônica de Dragon Ball, a série Super se passa logo após o fim da luta final contra Majin Buu, mas se passa antes do final definitivo de Dragon Ball Z (onde Goku vai treinar com Uub). Entretanto, esse episódio segue os anteriores e, juntos, eles são os primeiros episódios da série que se passam durante os acontecimentos do filme A Batalha dos Deuses.

Atenção: Spoilers completos do episódio a seguir.

Aviso: Muitas imagens! :D


Partindo exatamente de onde o episódio oito terminou, o nono episódio de Dragon Ball Super é, obviamente, tudo aquilo que eu esperava e tudo aqui que você devia esperar também. Isto é: considerando que o episódio anterior resumiu a luta entre Vegeta e Bills em pouco mais de três minutos e encheu linguiça pelos 17 minutos restantes mostrando um jo-ken-po entre Bills e Oolong, não seria surpreendente se esse nono episódio não mostrasse nada da épica luta entre o Deus da Destruição e Goku. E, dito e feito, ele não mostrou. Mas, por outro lado, isso foi quase uma benção divina, acreditem em mim.

















O nono episódio é dividido entre a invocação de Shenlong por meio das Esferas do Dragão para Goku perguntar sobre o tal Super Saiyajin Deus que Bills vem procurando e a transformação de Goku propriamente dita. A primeira metade, na verdade, é toda dedicada à invocação de Shenlong, que morre de medo quando avista Bills por perto, sua explicação de como um saiyajin poderia atingir a forma de Deus e a primeira tentativa falha de atingir tal forma através de uma conta mal feita.

Shenlong diz que, para "criar" o Super Saiyajin Deus, cinco saiyajins de coração puro necessitam entrelaçar suas mãos e oferecerem seus corações a outro saiyajin e este, por fim, se transformaria no Deus. Com isso, Goku, Trunks, Goten, Gohan e Vegeta (que tem o coração puro, seja por ter levado sua família para passear lá no episódio dois ou porque tem um coração que é puro... pura maldade!) se unem e oferecem seus ki's para Goku. A transformação falha, claramente, pois são necessários cinco saiyajins MAIS o saiyajin que vai se transformar.

E eis que Videl entra em cena e anuncia que está grávida de um futuro saiyajin — até porque o fato de ela não especificar o sexo da criança, e considerando que DB Super se passa antes do final definitivo de DBZ, não há como saber ao certo se o bebê é Pan ou não (cabeça: explodida?). Mais uma vez, os cinco se reúnem, agora com Videl e o bebê formando o sexto integrante, a transformação tem início.
















A sequência de transformações foi o ponto mais alto do episódio, sem sombra de dúvidas. Vamos traçar um paralelo aqui: você (sim, você aí que tá lendo) se lembra de quando você era apenas uma criança e assistiu aquela épica transformação de Goku em Super Saiyajin, lá no episódio 95 de Dragon Ball Z? Ou, quem sabe, a igualmente épica transformação de Goku em Super Saiyajin 3, lá no episódio 245? Lembra dos bons tempos?

Pois então, meu amigo, arrisco-me a dizer que essa transformação de Goku em Super Saiyajin Deus não só é muito melhor que a do filme A Batalha dos Deuses como também é digna de figurar no rol das melhores e mais épicas transformações de toda o desenho/anime! Sim!

Até porque, tal qual as duas que citei acima, ela também tem sua dose de teor épico. E algumas semelhanças, como as mudanças climáticas causadas pelo ki em ascensão.


















E digo mais: essa transformação, que levou uns bons minutos, teria sido ainda melhor se fosse acompanhada de uma animação de qualidade. Pois é. Esse episódio também foi feito pela Toei Filipinas e, portanto, a qualidade da animação está beirando o péssimo. Inclusive, me parece ser a pior de todas até agora. Por outro lado, há de se levar em conta que, aparentemente, esse é o último episódio que a Toei Filipinas fez, então há chances de que daqui pra frente as coisas melhorem. Veremos...

No final das contas, o nono episódio se provou um belo avanço em relação ao episódio passado, mas ainda conta com uma animação bem porca. Mas, se serve de consolo, a transformação de Goku foi muito foda!


AVALIAÇÃO: 3/5
"Bom"

4 comentários:

  1. Essa transformação foi foda? Ela ficou gay e simples, a pior transformação do goku.

    ResponderExcluir
  2. Melhor transformação? Deu toda aquela enrolação como se a transformação fosse muito maneira, mas só deixou o goku gay.

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito da transformação... goku virou viadão

    ResponderExcluir
  4. Vcs(dos comentários acima) que são tudo boiolas!!!!!HUEUHEUEUHEUEHHEHEHE

    ResponderExcluir