quinta-feira, 16 de julho de 2015

Homem-Formiga — Eles fizeram de novo... (Crítica)



Homem-Formiga (Ant-Man) é dirigido por Peyton Reed e estrelado por grandes nomes como Paul Rudd, o mestre Michael Douglas, Evangeline Lilly, Corey Stoll e Michael Peña.

O longa conta a história de Scott Lang (Paul Rudd) e o cara é um ladrão. Lang tem uma filha que ele ama e se importa muito mas é apenas um criminoso. Pouco depois que ele sai da cadeia e tenta viver uma vida pacífica e comum, dificuldades o forçam a voltar para sua vida de roubos, afinal de contas, ele é muito bom em invadir um local e roubá-lo e um dia Hank Pym (Michael Douglas) toma nota disso e decide tentar recrutá-lo para ser seu sucessor como o Homem-Formiga e impedir que a tecnologia da Partícula Pym caia nas mãos erradas.

Antes de mais nada, vamos tirar isso do caminho: a pouco mais de 30 anos atrás, os únicos filmes de super-heróis que tínhamos eram o Superman de Christopher Reeve, em 1978, e o Batman de Michael Keaton, em '89. Com o passar do tempo, mais e mais personagens muito famosos foram sendo adicionados ao catálogo de adaptações cinematográficas de heróis. No começo dos anos 2000 (mais precisamente em 2002), foi a vez do Homem-Aranha e dos X-Men de aportarem nas telonas. Mas era sempre assim: filmes de heróis extremamente conhecidos, quantas vezes forem necessárias, tanto que tivemos reboots e mais reboots de Batman, Superman e Homem-Aranha, e várias sequências dos X-Men.




Mas foi no ano de 2008 que a Marvel arriscou, pela primeira vez, trazer à tela grande um personagem que era relativamente desconhecido do grande público. O Homem de Ferro, interpretado pelo até então ator em re-ascensão Robert Downey Jr, foi um sucesso absoluto e hoje o personagem é querido pela grande massa. No ano passado, a Marvel se arriscou ainda mais quando entregou na mão de James Gunn a responsabilidade de fazer com que um grupo de personagens de categoria C, D, E, F... completamente desconhecidos, se tornassem fenômeno mundial: Em 2014 nasciam os Guardiões da Galáxia no cinema, e o amor do público por eles foi instantâneo.

E agora, meus amigos, eles fizeram de novo...

O Homem-Formiga é a mais nova adição ao Universo Cinematográfico da Marvel e o filme é ótimo. O longa é ótimo. Paul Rudd arrebenta como o Homem-Formiga, sua interpretação é incrível. De qualquer modo, o holofote é dividido entre sua atuação e a de Michael Douglas. A atuação do sr. Douglas é admirável e ouvir a voz dele dando vida a Hank Pym é muito legal (e foi muito bacana ver um Hank Pym instável, ao menos no começo). Evangeline Lilly também faz um ótimo trabalho.

O foco que o filme dá à relação pai e filha de Hank Pym e Hope van Dyne (Evangeline Lilly) é ótimo e essa relação adiciona a profundidade necessária ao longa. E sempre que é necessário o alívio cômico, Michael Peña destrói. Quase todas as falas de seu personagem são acompanhadas de um humor gratuito fantástico e, por conta disso, o filme é muito engraçado.




O incrível é ver que esse filme passou por diversos problemas em sua produção, quando o primeiro diretor ainda era Edgar Wright. E definitivamente a identidade de Wright ainda se mantém aqui, principalmente nas cenas de ação (basta ver as gravações originais de quando Wright ainda estava no comando) e é muito bacana ver que a Marvel deu os devidos créditos ao cara como roteirista e produtor, mesmo que ele tenha sido do projeto.

Os efeitos especiais dão um show a parte. Não há um momento onde sua atenção é tirada do filme porque a CGI não é boa o suficiente. Na verdade, deslumbrante seria a palavra certa. Todas as vezes que o personagem principal encolhia e o filme desfocava o fundo intensamente e nos mostrava todo aquele mundo gigante vistos pelos olhos de uma formiga são incríveis. E a direção de Peyton Reed realmente se destaca nesses momentos.

É bacana ver como o filme é menor do que o convencional para um filme da Marvel, e não estou falando de duração, e sim de escala. Ele é muito pretensioso, mas ao menos tempo não passa essa sensação, optando por ser um enredo muito mais centrado em algo pequeno, mesmo que o plot "de fundo" seja grandioso.




Dito isso, há alguns problemas e o filme não é de maneira alguma desprovido de falhas. Primeiramente, acho eu que há muitas tramas paralelas. Há a relação de Pym com sua filha, a relação dela com outro personagem, as decepções passadas de Pym, a relação de Lang com sua filha e com a sua ex-mulher... Tudo isso somado à trama principal acaba tornando o filme meio convoluto, ao menos no início, onde há a sensação de que estão rolando mais de um filme ao mesmo tempo.

Por outro lado, o vilão Jaqueta Amarela não é convincente. Ele é apenas um cara malvado que gosta de fazer malvadezas e encolher bezerros (sim) porque... isso é... malvado... eu acho...; e sua eventual transformação se transpõe como muito forçada.

Por fim, vários personagens são insuportáveis. Babacas, de verdade. A ex-esposa, o padrasto, Hope, o vilão. Dificilmente você não tem vontade de encher a cara de alguns deles de murro, pelo menos durante os primeiro e segundo atos.

Mesmo assim, com todos os problemas, Homem-Formiga ainda é um filme ótimo e uma muito bem-vinda adição ao MCU, e eu estou ansioso para ver a relação do personagem com outros nos próximos filmes.


AVALIAÇÃO: 4/5
"Ótimo"

0 comentários:

Postar um comentário