segunda-feira, 15 de junho de 2015

Game of Thrones - Crítica (Season 5)



A 5ª Temporada absolutamente foi a mais polemica e ruim (comparada as outras)  temporada de Game of Thrones até agora, por causa de um apenas um motivo, a demora pra lançar o livro "Ventos do Inverno.

Essa temporada enfrentou um grande problema, pelo fato de a série já ter utilizado praticamente todo o conteúdo dos livros  os diretores tiveram que inovar e tomar seu próprio rumo assim distanciando da historia original. Sem dúvidas nenhuma você já deve ter lido sobre isso em algum lugar, personagens que morrem, que vão para lugares diferentes ou tem encontros com outros personagens sendo que nada disso acontece nos livros. O que criou grande ódio em alguns fãs.

Sim obviamente é meio decepcionante saber que vários personagens que estão nos livros não estão na série ou que alguns encontraram um fim precipitadamente, mas isso não torna a série ruim, pois junto com isso vem varias coisas boas, como a liberdade criativa  de David Benioff e D. B. Weiss que muitas vezes foram bem utilizadas e trouxe mudanças agradáveis.

Verdade seja dita, mais que metade da temporada foi muita enrolação numa tentativa de não ultrapassar muito os livros.

Mas felizmente não foi só enrolação a temporada, outra coisa que marco muito essa temporada e de forma positiva foi o encontro entre os pólos, Sansa e Ramsay, Tyrion e Daenerys, Jon e Stannis isso foi algo que deu uma nova "energia" para série, vamos ser sinceros ver o Tyrion e Daenerys finalmente interagindo um com o outro foi incrível, mesmo isso não tendo no livro.





O desenvolver da historia do Jon também sem dúvidas foi algo memorável para a temporada, com destaque para o episodio 8 e a épica batalha, épica em todos sentidos, efeitos, coreografia, direção do episodio e o próprio roteiro, afinal de contas essa batalha foi outra benção que não teve no livro, mas como nem tudo é perfeito a atuação do Kit Harington ( Jon Snow) continua ruim... Mas o inverno finalmente chegou!!!





Algo que complico muito a temporada foi o peso do episodio 9, sempre marcado por grandes cenas ou reviravoltas como a morte do Ned e Casamento Vermelho, ou a sequencia de cenas de batalha como em Aguá Negra ou da patrulha se defendendo dos selvagens.

Mas para essa temporada não tinha mais tanto conteúdo do tipo então eles tiveram que improvisar, transformando algo que não era tão grandioso em algo maior, e isso foi a batalha na arena de Meeren enquanto no livro Drogon invade o torneio atrapalhando as coisas e no final das contas Dany termina montando o dragão, algo grande, mas simples.

Entretanto por causa do peso que carrega o episodio tiveram que aumentar muitas coisas, criando assim a revolta dos Mestres, que atacam os escravos e os imaculados numa tentativa de acabar com o reinado da Daenerys, fazendo uma cena esteticamente muito bonita, mas que infelizmente não traz conteúdo para historia, apenas pareceu uma repetição do Casamento Vermelho, só que limitado, pois o Tyrion e a Dany são personagens que ainda tem muita importância e não poderiam encontrar seu final. Tentaram fazer uma reviravolta, mas sem uma verdadeira reviravolta na historia. Ficando assim como grande destaque do episodio o Stannis.


Para finalizar teve um season finale com tudo que você tem direito ao assistir Game of Thrones, vingança, morte e humilhação. Verdade seja dita não vingança apenas aos personagens, mas acredito que todo fã também se sentiu um pouco bem em finalmente ver a queda da Cercei.

E para não perder o costume um final instigante, que sem dúvidas vai segurar a galera por mais um ano.

Concluindo é bom ver que Game of Thrones está começando a dar seus primeiros passos sozinhos, mas mesmo assim sem tentar perder de vista seu conteúdo original, é fato que não foi a melhor temporada da série, já que demorou muito para acontecer algo realmente interessante, apenas lembrar da temporada anterior onde logo no 2º episodio um personagem de relevância morre, porém continua sendo boa e principalmente continua sendo Game of Thrones.


NOTA FINAL: 4/5

0 comentários:

Postar um comentário