quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ponto de Impacto, de Dan Brown — Resenha



Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Gênero: Thriller, Ficção
440 páginas


Ponto de Impacto


Ponto de Impacto (Deception Point) é um livro de ficção e thriller policial e é o terceiro livro escrito pelo mais que consagrado autor norte-americano Dan Brown — o mesmo responsável por O Código Da Vinci —, tendo sua edição original publicada pela primeira vez no ano de 2001 pela editora Simon & Schuster. Aqui no Brasil o livro foi publicado pela primeira vez no ano de 2005 pela editora Arqueiro (selo da editora Sextante).

A trama


Sinopse: 

"Quando a NASA encontra um enorme meteorito enterrado na geleira Milne, no alto Ártico, contendo fósseis – uma prova irrefutável da existência de vida extraterrestre - as autoridades políticas americanas se movimentam para tomar vantagem de tal acontecimento. O fascinante achado acontece exatamente quando a NASA se tornou uma questão central na disputa pela presidência que está para acontecer. O candidato à reeleição, o presidente Zachary Herney, vem perdendo pontos com os ataques de seu oponente, o senador Sedgwick Sexton, à ineficiência e aos gastos excessivos da agência espacial.

Para evitar especulações sobre a autenticidade do meteorito, a Casa Branca convoca Rachel Sexton, analista do NRO – o Escritório Nacional de Reconhecimento – e filha do adversário do presidente, para verificar os dados levantados pela NASA. Além dela, quatro renomados cientistas são enviados para o Ártico, entre eles o oceanógrafo e apresentador de TV Michael Tolland.

Mas quando suspeitas de fraude surgem, os cientistas passam a ser caçados por uma equipe de assassinos profissionais, controlada à distância por um inimigo poderoso. Tentando escapar da morte, Rachel e Michael enfrentam os perigos da gelada paisagem do Ártico e inúmeras outras ameaças enquanto tentam descobrir quem se esconde por trás dessa genial armação."


Pois bem, a obra nos apresenta a um Estados Unidos em meio a corrida de eleição presidencial. O Senador Sedgewick Sexton está concorrendo para o cargo do homem mais poderoso do mundo enquanto o já presidente Zachary Herney tenta sua reeleição. Uma das principais armas do Senador Sexton durante sua campanha foi criticar fortemente a NASA e todos os prejuízos que a organização vinha causando ao governo. Há décadas que a organização espacial não fazia mais do que um projeto fracassado e que custasse bilhões de dólares. De acordo com o Senador, porquê não pegarmos esse dinheiro que está sendo mal-gasto e usarmos na educação ou na saúde?

E isso somado ao fato de que o atual presidente Herney é um verdeiro entusiasta da NASA, abrindo mão de bilhões de dólares para financiar os projetos da organização, só contribuía para a campanha do Senador Sexton que, segundo as pesquisas, já era praticamente o próximo presidente e as votações só eram necessárias pelo simples fato de que é o procedimento correto.

Entretanto, uma descoberta realizada pela NASA revelou um meteorito no Ártico que poderia conter vida extraterrestre e, caso isso realmente você comprovado, todos os esforços e o dinheiro gasto pelo atual presidente Zachary Herney seriam recompensados e sua reeleição seria mais do que certa. Então, depois de saber dessa notícia, o presidente envia 4 cientistas civis, em nada relacionados com a NASA, para confirmar a veracidade da descoberta. Porém, lá no Ártico, esses cientistas descobrem que "a coisa não é bem assim".

O "jeito Dan Brown de ser"


Mais uma vez, as características principais da escrita do Dan Brown, isto é: o fato de os personagens principais serem um homem e uma mulher, de a trama se passar em poucos dias, e a fórmula "ação, ação e ação seguida de muito suspense com reviravoltas e um final surpreendente" estão de volta e em grande estilo.

O modo que o autor escreve te prende do início ao fim, deixando sempre aqueles "cliffhangers" no fim de cada capítulo, além de ser muito fluída e, consequentemente, rápida.

Entre tudo isso, ainda há os personagens extremamente carismáticos e "humanos" (ou seja: realistas) e uma história devidamente muito bem-construída.

Por fim, ainda há o "fator conhecimento" que quase todos os livros do autor (com exceção de Fortaleza Digital) trazem. Ou seja, você aprende bastante coisa — desde conhecimentos gerais até mais específicos — enquanto lê a obra, o que torna esse livro duplamente interessante.

Claro que ainda existem alguns momentos em que você vai parar de ler e pensar "mas eu duvido que isso teria acontecido" mas, de certa forma, até esses momentos têm "seu charme" e você acaba simpatizando também.

Vale a pena?


Com uma história bem-construída, personagens realistas com quem você se preocupa de verdade e uma escrita inteligente, "Ponto de Impacto" é praticamente obrigatório para quem gosta de thrillers policiais ou um bom suspense e é de suma importância para quem é fã do autor. E, se você não conhece Dan Brown, esse livro é o ideal para tal.



Outras capas:





0 comentários:

Postar um comentário