sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Conheça o Microsoft HoloLens, o computador holográfico mais avançado do mundo! (OMG!)



Provavelmente a maior revelação no evento da Microsoft que aconteceu nessa quarta-feira (21) foi o anúncio do Microsoft HoloLens.

"O que é o Microsoft HoloLens?", vocês me perguntam. Senhoras e senhores, o futuro:




"Pela primeira vez na história, o Microsoft HoloLens combina perfeitamente hologramas de alta definição com seu mundo real. Os hologramas vão aprimorar a maneira que você vê as coisas todos os dias e permitir que você faça coisas que você nunca fez antes."

De acordo com a Microsoft, o HoloLens nada mais é do que "o computador holográfico mais avançado que você já viu". E, embora realmente tenha essa aparência de um óculos futurístico, ele realmente é um computador completo, com CPU, GPU e um processador holográfico, o primeiro de sua mais nova categoria: o Holographic Processing Unit (HPU).




De acordo com a empresa, o HoloLens tem capacidade de reproduzir uniformemente o som, de todas as direções, garantindo que você vai poder ouvir áudio holográfico vindo até das suas costas. Foda ou foda?

Na descrição do vídeo abaixo, temos o seguinte: 

"Nós imaginamos o mundo em que a tecnologia possa se tornar mais pessoal. Um lugar onde ela poderia adaptar-se às formas naturais como nós nos comunicamos, aprendemos e criamos. O resultado é a plataforma de computação holográfica mais avançada do mundo, habilitada através do Windows 10. Transforme o seu mundo com hologramas."




Na prática, a Microsoft imaginou diversas aplicações para o computador fodão aí de cima. Design de produtos ou gestão facilitada de uma planta na arquitetura. Já na área médica, por exemplo, seria possível "ensinar conceitos à estudantes com hologramas sem ao menos tocar em um cadáver ou um corpo vivo."

Entre outras aplicações, a empresa também imaginou a projeção de telas interativas que funcionariam como o display do seu PC, tablet ou smartphone, mas projetado em qualquer superfície! E, como é basicamente uma duplicata da tela do PC, tudo que o computador faz poderia ser feito junto com o HoloLens: conversas por Skype, assistir vídeos, etc.





E, embora o produto ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento, a promessa é de que o HoloLens vai chegar ainda no "tempo de vida" do Windows 10, ou seja, antes que possamos ver um "Windows 11" por aí, já poderemos ter um HoloLens.

Por fim, de acordo com o chefão da Microsoft, Satya Nadella, o HoloLens vai ser disponibilizado para o mercado empresarial e também para nós, consumidores comuns. Resta esperar...

0 comentários:

Postar um comentário