quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Naruto - Crítica



A revista Weekly Shonen Jump começa a publicar semanalmente o mangá Naruto em 1999, e depois em 2002 começa a ser produzida pela Studio Pierrot e exibida pela TV Tokyo. Sobre o Naruto clássico, os primeiros episódios se dividem entre elementos que irão influenciar muito até o fim do anime, que são muito bons episódios principalmente o primeiro e o quarto episódio e outros que só para mostrar um lado divertido no anime como o segundo e terceiro episódio.

Depois disso, Naruto realmente começa revelar seu trama, mostrando seus vilões como Zabuza e Haku, que viraram personagens mais relembrados por quem assistiu o anime, um dos pontos positivos é como mostram o Kakashi, por que ele é conhecido como Kakashi no sharingan, que copiou mil jutsus, também é interessante as lutas, o time 7 cada vez mais se relacionando e fazendo amizade com o pessoal da névoa, até com os vilões. O ponto negativo é a demora dos episódios para as lutas começarem mesmo, havendo mais conversa num clima tenso que o necessário.

Sobre o Exame Chunnin, que é uma saga bem comprida e é bastante relembrada pelos fãs, sua principal importância é aumentar os números de personagens, apresentando o próprio vilão Orochimaru, o exame tem vários episódios muito bons e boas lutas, mas enquanto os principais não aparecem, a série tá uma caída e começa a ficar entendiante, é bom destacar por exemplo a apresentação do Jiraya, que vira um personagem muito importante para a série no seu decorrer.

Então assim que a invasão a Konoha termina, aparece um dos personagens favoritos dos fãs de Naruto, Uchiha Itachi que é irmão de Sasuke, responsável pela morte de seu clã inteiro, menos seu irmão, essa parte é interessante por mostrar os Jounnins se reunindo para combater a Akatsuki, e essa saga se estende até o reencontro dos Sannins, essa parte do anime é realmente muito entendiante, mas há seus momentos com Jiraya e Naruto.







Aos acontecimentos da saga interior leva ao Sasuke e o Naruto a brigarem, o que predestina toda história do Naruto para sempre, onde é o Naruto correndo atriás do Sasuke, essa saga é boa no começo(onde Sasuke começa a ter inveja do Naruto, relembrando muito o que o Vegeta fez na saga Boo) e no final só(Naruto falando com Jiraya sobre o que vai fazer depois disso), com alguns momentos entre o time de resgate do Sasuke contra o quarteto do Som, então Naruto Clássico termina com um número absurdo de fillers, o que foi responsável por muitos deixarem a série de lado.

Em 2007 chega Naruto Shippudden, que antes de tudo começa a distanciar e muito os outros times e personagens, ou apresentando alguns para cair no esquecimento logo em seguida, como Yamato e Sai, os únicos pontos positivos da saga da captura do Ichibi é a apresentação mais elaborada da Akatsuki, a história de Chiyo e Sasori e suas mortes, e sinceramente a saga posterior que é mostra o Sasuke pela primeira vez no Shippuden não tem nenhum ponto positivo, só negativos entre eles conversas sem rumo e que personagens que aparecem que não estão nos seus melhores dias, além dos fillers da Guren e do Sora que fez muita gente desistir da série.







A Akatsuki reaparece com Hidan e Kakuzu, voltando a dar muita estabilizada para o anime, com muitos pontos positivos como os vilões, luta de Kakuzu com Kakashi e Naruto e a vingança de Shikamaru, porém os episódios mesmo sendo bons, falta algo a mais, sem surpresas. Mas diante disso que surge os preparativos para as surpresas como a revelação que o Tobi é algo maior que demonstrava e morte do Jiraya, depois disso o anime tem um de suas melhores sagas e embates que é Uchiha Sasuke vs Uchiha Itachi e Naruto vs Pein, que se diferencia por lutas duradouras e empolgantes e a história começa a se desenvolver e a fluir melhor.

Mas começa a decair de novo com as pós-batalhas, com Sasuke e Naruto fazendo atitudes péssimas até para o limite de seu personagem,  mas ao voltar a se concentrar na Quarta Grande Guerra Ninja começa a voltar a ter seus pontos positivos como também seus negativos, os positivos são o retorno de alguns personagens com objetivo de fazer um final mais significativo, destacando a volta dos 4 primeiros Hokages, algumas lutas também são bem desenvolvidas e com objetivo mais voltado a conciliação, com um final emotivo, boas apostas como os personagens Obito e próprio Madara, melhorando até o Kabuto que se tornou um dos vilões principais, como também suas histórias e o que levaram a trilhar seus caminhos.







E seus pontos negativos que contrabalancearam bastante essa saga, que fez as pessoas desanimarem bastante e até deixarem de ver de novo, como distanciamento ainda maior dos poderes dos principais, como também sua importância no enredo do anime, tentaram colocar muita história durante a guerra, história que colocou como por exemplo Naruto e Sasuke como deuses, que suas reencarnações como tendo já morrido e influenciado diretamente e indiretamente na guerra, e colocar a Kaguya como a vilã de uma hora para outra, o que levou a muitos a pensar que o mangá só piorava.

Em respeito ao final e ao embate Naruto e Sasuke, muitos aceitaram a ideia de revolução do Sasuke, só que como as lutas estavam muito poderosas, acabou decepcionando, exceto a parte que os dois estavam esgotados que foi um dos melhores momentos de luta do anime inteiro, a reconciliação entre os dois não foi muito boa, apesar que eu espero o anime dá uma acrescentada nessa parte que talvez fique melhor, ao final definitivo, no futuro não teve muitas surpresas, Naruto como o Hokage, foi final mediano, que podia ser muito bem melhorado ao deixar um pouco de lado os filhos dos personagens, e ser uma situação mais pós-guerra, e também tem vários personagens que mesmo não merecendo destaque podia ter seu final como Orochimaru, Yamato, Kabuto, Bijuus e time Taka, também espero que final fique melhor no anime.










Aos filmes, no tempo do Naruto clássico são bons, apesar de não serem nada de outro mundo, e os filmes do Shippudden só tem a decepcionar, apesar do Laços, Herdeiros da Vontade do Fogo e Road To Ninja serem bons, não chegam a representarem a série, e o futuro da série vai ter um filme que vai se situar nos últimos capítulos do mangá e um spin-off dos filhos dos personagens que é totalmente desnecessário, mais é dinheiro no bolso que sempre vence uma série terminada.


NOTA FINAL: 3/5

3 comentários:

  1. narutinho ra sempre no meu coração vou sentir sdds :/

    ResponderExcluir
  2. decepção... acompanho a mais de 10 anos da minha vida e nunca pensei num final tao medíocre.. desnecessário os dois perderem o braço.. mas o pior mesmo e o naruto ficando com a hinata e eles não mostrarem como aconteceu foi pouco dois mangas para um final de um anime com 15 anos realmente só dinheiro que interessava a kishimoto kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. muito demorado muitas historias sem sentido numa tentativa aguniante de tentar ligar o presente com o passado, isso cansa os expectadores, pois voce se perde com muita facilidade, ja que o anime em si nao esta tao empolgante assim, sou mais o naruto classico até as provas shinnin. no naruto shippudem ficou muio estranho muitas peças soltas e sem sentindo. que so tiram a exencie desse anime que tinha tudo para ser um sucesso, uchiha madara pelo amor de deus aparece inúmeras vezes, e ninguem, nem os gages atuais e nem os do passado e nem as bijjus juntos conseguem derrotá-los affs fiquei perplexo

    ResponderExcluir