quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Microsoft quer comprar a Mojang

Essa imagem não poderia ser mais apropriada.


A gigante Microsoft parece que está "correndo atrás" do prejuízo que o Xbox One está causando, tanto que rolam rumores de que ela pretende comprar a Mojang, criadora do sucesso mais que absurdo que é Minecraft, por nada menos do que US$ 2 bilhões.

De acordo com reportagens da Bloomberg e do Wall Street Journal, o próprio Markus "Notch" Persson (criador de Minecraft e fundador da Mojang) estaria negociando com a Microsoft sobre a aquisição, que pode ser concluída ainda essa semana. Caso isso se concretize, essa será a primeira grande aquisição da gigante de Redmond desde que Satya Nadella assumiu o lugar de Steve Ballmer como CEO da empresa.

Já o sr. Notch que, convenhamos, é fresco bagarai, anunciou que, caso a Mojang realmente seja comprada pela Microsoft, ele vai sair da empresa. Notch é conhecido por querer se manter sempre independente e sem laços com alguma grande empresa. Exemplo disso é que o cara cancelou o seu projeto de Minecraft para Oculus Rift depois que o Facebook comprou a tecnologia.

A frescura "ousadia" de Notch não para por aí, já que o desenvolvedor recentemente alfinetou a Microsoft. No lançamento do Windows 8, ele disse que jamais faria uma versão de seu jogo para o S.O., dizendo que o considerou "muito ruim". "Farei Minecraft não rodar no Windows. Talvez possamos convencer as pessoas a não migrarem para o Windows 8" foi o que o cara disse na ocasião (me diz: tem como ser mais chato que isso?). Se bem que algum tempo depois, em entrevista aos usuários do Reddit, ele disse que o novo sistema operacional da Microsoft poderia trazer liberdade para o desenvolvedores. Conveniente, não?

Mas, voltando ao assunto, a Bloomberg afirma que o chefão do Xbox, Phil Spencer, está contactando Persson em pessoa (não, não foi um trocadilho) e inclusive já viajou à Suécia para um jantar com o cara. A Microsoft espera expandir Minecraft como game, além dos quesitos "franquia" e "licenciamento", o que ela acredita que não acontece atualmente. Até o momento, pode se dizer que Minecraft está se expandindo sim, considerando que há um filme baseado no jogo em produção e a própria Mojang já licenciou livros, bonecos e diversos outros produtos.

0 comentários:

Postar um comentário