terça-feira, 5 de agosto de 2014

Toren - O jogo brasileiro que pode ser o primeiro a abrir de vez o nosso mercado de games!



Muitos já sabem que o mercado de games brasileiro hoje é muito mais movimentado e "populado" do que era há alguns anos atrás. Alguns jogos indies surgiram ao longo dos anos e, embora nem todos tiveram uma qualidade digna de destaque, já era um ótimo começo para um mercado que até então só consumia — e muito — ao invés de produzir.

Como não há nenhuma Naughty Dog ou Nintendo brasileira focada no desenvolvimento de jogos, alguns desses projetos são feitos por pouquíssimas pessoas com pouco ou nenhum orçamento, já outros tentam a sorte com o crowdfunding — apresentar um projeto ao público e receber doações em dinheiro para financiá-lo — como o jogo da famosa série de humor do YouTube, A Lenda do Herói (que vai receber uma análise e quem sabe até um gameplay aqui assim que for lançado, em janeiro de 2016), criado pelos irmãos Castro e que está sendo desenvolvido (caso queira saber mais ou fazer uma doação você pode clicar aqui), entre outros projetos promissores.

Um desses projetos, chamado de Toren, é um tanto ambicioso. O game foi anunciado lá em meados de 2011 e quase, quase, foi cancelado no início de 2012, mas graças à mais que bacana Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto conseguiu recursos que somam aproximadamente R$ 300 mil para ter continuidade. Com a firmação de que o projeto ganharia vida algum dia, ele já recebeu diversos prêmios, entre eles uma Menção Honrosa no Independent Games Festival — atualmente o maior festival anual da indústria de jogos independentes do mundo, saiba mais clicando aqui —, foi finalista na categoria de Art Design do indiePub — uma desenvolvedora independente de jogos que tem seu própria festival de premiação de jogos indie — e na premiação da Brasil Game Show e foi premiado como "Melhor jogo de PC" no E-Games Awards. Pois é, o projeto não é pouca coisa não.




Bem, o jogo de fato vai ter vida, principalmente agora que a publicadora indie internacional Versus Evil se uniu à produtora de Toren, a brasileira Swordtales, para lançar o game para Playstation 4, PC, Linux e Mac já no início de 2015! (esperem uma análise!)

O produtor da Swordtales, Vitor Severo Leães, disse o seguinte:

"Nós estamos muito animados por juntar-nos ao time da Versus Evil. Toren é o maior projeto de nossas vidas e nós estamos desenvolvendo ele independentemente por três anos. Uma grande preocupação para nós foi encontrar uma publicadora que entendesse como nós funcionamos e que tivesse experiência para nos ajudar a lançar o jogo de modo bem-sucedido", já Steve Escalante, executivo da Versus Evil, disse:

"Toren é um grande exemplo do tipo de jogo que nós queremos nos envolver. É único, excitante e bonito com uma história que realmente cativa o jogador. A Swordtales fez um excelente trabalho ao desenvolver esse mundo mágico e nós estamos entusiasmados por estarmos com eles".

Para complementar, o jogo recebeu um trailer no finalzinho de 2013, confira:




Como deu pra ver, o jogo lembra bastante games como Shadow of The Colossus e ICO, e até The Last Guardian — que nunca é lançado —, então coisa boa pode estar por vir.

Em Toren nós acompanhado o nascimento e crescimento de uma menina chamada de "Moonchild" que está aprisionada em torre chamada Toren e que deve solucionar mistérios desse lugar para, quem sabe, escapar. Caso queira saber mais, você pode acessar o site oficial clicando aqui.

Por fim, confira mais algumas imagens do game:






0 comentários:

Postar um comentário