sexta-feira, 23 de maio de 2014

Supernatural - E como foi a 9ª temporada? (Análise Season 1 - Season 9)



Pois é, crianços. A tão famosa série do The CW (o mesmo canal por trás de Arrow, Smallvile, The Vampire Diaries e a vindoura Flash) finalmente chegou ao fim da sua 9ª temporada (mesmo tendo planos iniciais pra acabar na 5ª. O que o dinheiro não faz?) e, agora, eu vou fazer aqui uma recapitulação de tudo que aconteceu até o momento nesses longos 194 episódios exibidos por nove anos de estrada e uma pequena análise (nada crítica) de fã da última temporada.

Pois então, vamos do começo:

Obs: Esse post contém spoilers de TODAS AS NOVE TEMPORADAS. Se você já assistiu, ok. Se não, leia por sua conta e risco.



"The road so far..."


1ª temporada


Tudo começou com a primeira temporada de Supernatural, que foi ao ar no dia 13 de setembro de 2005, dando início a jornada dos irmãos Winchester. Ela possui 22 episódios, no total. São eles:

  1. Pilot
  2. Wendigo
  3. Dead in the water
  4. Phantom Traveler
  5. Bloody Mary
  6. Skin
  7. Hook Man
  8. Bugs
  9. Home
  10. Asylum
  11. Scarecrow
  12. Faith
  13. Route 666
  14. Nightmare
  15. The Benders
  16. Shadow
  17. Hell House
  18. Something wicked
  19. Provenance
  20. Dead man's blood
  21. Salvation
  22. Devil's trap
Todos sabem o começo da série, em que temos uma família feliz que é logo destruída, quando os pequenos irmãos Winchester testemunham a morte de sua mãe, Mary Winchester, pelo "Demônio do olho amarelo".

Essa temporada se foca na procura dos irmãos Sam e Dean Winchester pelo pai, John Winchester, e a vingança contra o tal Demônio do olho amarelo. Na busca, John planeja tentar matar o demônio usando o Colt, um revolver místico que é capaz de matar quase todo ser no mundo, sobrenatural ou não.

No fim do 22º episódio, Sam e Dean têm o pai capturado por outro demônio, chamado de Meg. Logo após derrotarem Meg e encontrarem seu pai, ele é possuído pelo demônio que os irmãos tanto procuraram. Sam não tem coragem de atirar em seu pai então os três o levam consigo. No final do episódio, os três sofrem um acidente de carro, onde um caminhão acerta o famoso Chevy Impala e o destrói, deixando os três desacordados.


2ª temporada


A segunda temporada de Supernatural foi ao ar pela primeira vez no dia 28 de setembro de 2006 e tem, também, 22 episódios. São eles:

  1. In my time of dying
  2. Everybody loves a clown
  3. Bloodlust
  4. Children shouldn't play with dead things
  5. Simon said
  6. No exit
  7. The usual suspects
  8. Crossroad blues
  9. Croatoan
  10. Hunted
  11. Playthings
  12. Nightshifter
  13. Houses of the holy
  14. Born under a bad sign
  15. Tall tales
  16. Roadkill
  17. Heart
  18. Hollywood Babylon
  19. Folsom Prison blues
  20. What is and what should never be
  21. All Hell breaks loose, Part 1
  22. All Hell breaks loose, Part 2
Aqui, seguindo os acontecimentos finais da primeira temporada, Sam e John se recuperam dos ferimentos causados pelo acidente de carro, porém Dean permanece em coma e o médico alerta Sam e seu pai que suas chances de sobreviver são poucas. Isso acaba levando John a fazer um pacto com o demônio do Olho Amarelo (Mais tarde descobre-se que seu nome é Azazel), que matou Mary, dando-lhe o Colt e a sua alma em troca da vida de Dean. No decorrer da temporada, torna-se claro que o Olho Amarelo tem grandes planos para Sam. Na noite em que Mary morreu, Sam, ainda bebê, foi infectado com sangue, que era do próprio demônio. Ele então adquiriu habilidades psíquicas desenvolvidas nesta temporada. Mas Sam não foi o único, havia outras crianças. Quando John fez o pacto com o Olho Amarelo, houve uma conversa e John já sabia os planos para as “crianças videntes”, tanto que antes de morrer, no hospital, John se debruça até o ouvido de Dean e pede para que ele salve Sam, caso não conseguisse, deveria matá-lo, como Dean revelou para seu irmão mais tarde.

No penúltimo episódio desta temporada, o Olho Amarelo reúne todas as “crianças" em uma vila abandonada para que lutem entre si, até que haja apenas um sobrevivente. Sam é morto por Jake, o vencedor, sucumbindo nos braços de Dean. Para ressuscitar Sam, Dean vende a alma (mas que puta que pariu). Ao descobrir que o vencedor terá de abrir o Portal do Inferno, Sam e Dean, juntamente com Bobby e Ellen, tentam impedir Jake de abrir o Portal, mas não conseguem, e são libertos vários demônios, como Ruby, Alastair e Lilith. Quando o Olho Amarelo estava prestes a matar Dean, John atravessa parcialmente o Portal e tenta arrastar a verdadeira forma demoníaca de Azazel para o Inferno. Quando Azazel volta para seu receptáculo, Dean atira com a Colt no ombro dele, matando-o. John consegue sair do inferno, mas não se sabe para onde se foi.


3ª temporada


A terceira temporada foi ao ar no dia 4 de outubro de 2007 e contou com 16 episódios, menos que suas antecessoras. Os episódios são:

  1. The Magnificent Seven
  2. The kids are alright
  3. Bad day at Black Rock
  4. Sin City
  5. Bedtime stories
  6. Red sky at morning
  7. Fresh blood
  8. A very Supernatural Christmas
  9. Malleus Maleficarum
  10. Dream a little dream of me
  11. Mystery spot
  12. Jus In Bello
  13. Ghostfacers
  14. Long distance call
  15. Time is on my side
  16. No rest for the wicked
Nesta temporada, os irmão fazem de tudo para livrar Dean do pacto. Já no primeiro episódio, os irmãos conhecem o demônio Ruby, quando humana uma bruxa, que diferentemente dos outros, não atende aos interesses do Inferno.

Também conhecem Bela, uma "colecionadora" e mercenária, Gordon um caçador que acredita que Sam é o anticristo e quer matá-lo a qualquer custo, e lidam também com Victor, um policial obsessivo que acha que os irmãos são serial killers.

Os irmãos não encontram quem guarda o contrato de Dean, que é um demônio chamado Lilith. Faltando poucas horas para o término do tempo de Dean, Sam e Ruby vão ao encontro de Lilith, que possui o corpo onde Ruby estava, sem que eles percebam. A meia-noite, o cão do inferno aparece para levar a alma de Dean, que corre, juntamente com Sam e Ruby (ainda possuída por Lilith) para um cômodo da casa. Lilith joga Dean em uma mesa, Sam contra a parede e abre a porta para o cão do inferno. Dean tenta se salvar, mas sua tentativa é inútil. Lilith tenta atacar Sam, mas ele é imune aos seus poderes. No fim, Dean aparece entre várias correntes e ganchos cortando seu corpo, agonizando no Inferno e chamando por seu irmão.


4ª temporada


A quarta temporada da série foi ao ar no dia 18 de setembro de 2008 e contava com 22 episódios novamente. São eles:

  1. Lazarus Rising
  2. Are you there, God? It's me, Dean Winchester
  3. In the beggining 
  4. Metamorphosis
  5. Monster movie
  6. Yellow fever
  7. It's the Great Pumpkin, Sam Winchester
  8. Wishful thinking
  9. I know what you did last summer
  10. Heaven and Hell
  11. Family Remains
  12. Criss Angel is a douchebag
  13. After school special
  14. Sex and violence
  15. Death takes a holiday
  16. On the head of a pin
  17. It's a terrible life
  18. The monster at the end of this book
  19. Jump the shark
  20. The rapture
  21. When the levee breaks
  22. Lucifer Rising
Quatro meses se passam, Sam deprimido pela morte do irmão, passa a exercitar suas habilidades demoníacas com Ruby para se vingar de Lilith. Dean, porém, está sendo torturado no inferno, enquanto uma proposta é lhe feita todos os dias pelo demônio Alastair: “vire um torturador de almas, que a sua será poupada”. Após quarenta anos, equivalente a quatro meses terrestres, Dean é ressuscitado pelo anjo Castiel, para que ele sirva as ordens do Céu. Além de Castiel, outros anjos estão na Terra, como Anna e Uriel, para impedir que Lilith quebre os chamados 66 selos que mantêm Lúcifer preso, e que trarão o Apocalipse.

Castiel encarrega a missão de preservar os selos a Dean. Há centenas de selos, mas Lilith só precisa quebrar 66, e isso torna a tarefa difícil, uma vez que não se sabe quais selos ela pretende quebrar.
É feita uma revelação a Dean: ele rompeu o primeiro selo e somente ele poderá impedir a quebra dos demais. Enquanto isso, Sam está tomando sangue de demônio, fazendo com que seus poderes fiquem cada vez mais fortes. No decorrer da temporada, os dois irmãos acabam encontrando uma série de livros chamada "Supernatural" (coincidência?), que conta exatamente toda a história dos dois e termina quando Dean é mandado pro inferno.

Em busca do autor dos livros acabam encontrando Chuck, e descobrem que ele é, na verdade, um profeta de Deus, e está escrevendo livros que um dia serão conhecidos como "evangelho Winchester".

Castiel conta a Dean que Lilith é o último selo e Dean descobre que os anjos querem que o Apocalipse aconteça, e, consequentemente, os dois se rebelam contra as ordens dos céus, indo até o convento onde Sam confronta Lilith. Ao chegar ao convento, Ruby impede que Dean entre na sala, e Sam usa todo o seu poder contra Lilith, matando-a. Com isto, Lúcifer é libertado, e Ruby conta a Sam que desde o início quis trazer Lúcifer à Terra, e que ele era o escolhido para a missão desde que nasceu. Revoltado, ele a segura e Dean a golpeia com a sua própria faca mística.


5ª temporada


A quinta temporada (e que era planejada como a última) foi ao ar pela primeira vez no dia 10 de setembro de 2009. Essa temporada teve, novamente, 22 episódios. São eles:

  1. Sympathy for the Devil
  2. Good God, Y'all
  3. Free to be you and me
  4. The end
  5. Fallen idols
  6. I believe the children are our future
  7. The curious case of Dean Winchester
  8. Changing channels
  9. The real Ghostbusters
  10. Abandon all hope
  11. Sam, interrupted
  12. Swap meat
  13. The song remains the same
  14. My bloody valentine
  15. Dead man don't wear plaid
  16. The dark side of the Moon
  17. 99 problems
  18. Point of no return
  19. Hammer of the Gods
  20. The Devil you know
  21. Two minutes to midnight
  22. Swan song

Aqui, Lúcifer finalmente é libertado. Dean e Sam vão atrás do profeta Chuck, que afirma que os arcanjos explodiram Castiel e pressente que os anjos vinham chegando.

Zacariah (ou Zacarias, Uh Didi hahahaha) chega à casa de Chuck e afirma que os anjos precisam agora de Dean antes que Lúcifer encontre seu receptáculo (o corpo que foi escolhido para que ele o possuísse. Depois de alguns episódios, descobre-se que Sam é o receptáculo de Lúcifer). Dean se recusa a ajudá-los e consegue escapar.

Essa temporada foca-se em uma batalha entre o céu, o inferno e a humanidade. Lúcifer tentando achar Sam e libertando os Quatro Cavaleiros do Apocalipse e Zacariah a procura de Dean para entregá-lo ao arcanjo Miguel. Castiel a procura de Deus e os irmãos tentando achar uma maneira de parar com o apocalipse, às vezes tomando decisões que vão contra tudo o que eles acreditam.

No decorrer da temporada eles encontram o arcanjo Gabriel, que lhes da uma chance de derrotar Lúcifer e os arcanjos Rafael e Miguel. No final da temporada Lúcifer mata Gabriel e Sam diz sim à possessão de Lúcifer tendo como plano controlá-lo. Sam não consegue controlar Lúcifer e, dominado por ele, acaba por matar Castiel por atrapalhar sua luta com Miguel, e também Bob. Porém, antes que Miguel volte e mate Dean, Sam consegue recobrar a consciência e junto com Miguel acaba preso no Inferno. Dean consegue escapar, mas ele já não é o mesmo.


6ª temporada


Devido ao sucesso grandioso, o fim do programa foi adiado e até hoje a série segue. A sexta temporada foi ao ar pela primeira vez no dia 24 de setembro de 2010 e, pra mim e muitas pessoas, foi a pior temporada de todas e o começo da queda da qualidade da série. Também conteve 22 episódios. São eles:

  1. Exile on main street
  2. Two and a half men
  3. The third man
  4. Weekend at Bobby's
  5. Live free or twi-hard
  6. You can't handle the truth
  7. Family matters
  8. All dogs go to Heaven
  9. Clap you hands if you believe
  10. Caged heat
  11. Appointment in Samarra
  12. Like a virgin
  13. Unforgiven
  14. Mannequin 3: The Reckoning
  15. French mistake
  16. ...And then there were none
  17. My heart will go on
  18. Frontierland
  19. Mommy dearest
  20. The man who would be king
  21. Let it bleed
  22. The man who knew too much
Agora, monstros, anjos e demônios vagam sem destino por uma terra sem leis e caótica.

Quem também está sem rumo é Dean Winchester, que se aposentou da vida de caçador e jurou nunca mais retornar a ela. No entanto, ele é obrigado a voltar aos antigos hábitos, por causa de ninguém menos do que Sam Winchester, que escapou do Inferno. Os dois se reúnem para combater uma horda crescente de criaturas e demônios.

No entanto os irmãos logo percebem que nenhum dos dois é mais o que costumava ser, pois Dean percebe que o comportamento do irmão está diferente de antes de ir para o Inferno pois a alma de Sam ficou presa junto com Lúcifer e Miguel na jaula, e está sendo usada como 'brinquedo' de ambos.

A temporada acaba com Castiel se tornando o novo "Deus". Junto com todas as almas que conseguiu reunir do Purgatório, ele agora derrotou Rafael e se tornou totalmente diferente e poderoso.


7ª temporada


A sétima temporada da série, em minha visão, ainda é bem fraca comparada às outras, mas ainda superior à sexta. Essa temporada foi ao ar no dia 23 de setembro de 2011. Contando com 23 episódios dessa vez, eles são:

  1. Meet the new Boss
  2. Hello cruel world
  3. The girl next door
  4. Defending your life
  5. Shut up, Dr. Phil
  6. Slash fiction
  7. The mentalists
  8. Season 7, time for a wedding!
  9. How to win friends and influence monsters
  10. Death's door
  11. Adventures in babysitting
  12. Time after time
  13. The Slice Girls
  14. Plucky Pennywhistle's Magic Menagerie
  15. Repo Man
  16. Out with the old
  17. The Born-Again identity
  18. Party on, Garth
  19. Of grave importance
  20. The girld with the Dungeons & Dragons tattoo
  21. Reading is fundamental
  22. There will be blood
  23. Survival of the fittest
Agora, na sétima temporada, os Winchesters vão encontrar-se em um cenário cada vez mais sinistro, alterando-se contra um novo inimigo diferente de tudo que eles já lutaram, os leviatãs. Vão descobrir que os seus velhos truques, armas e esconderijos são inúteis diante destes novos inimigos. Tudo com o que eles podem contar é um ao outro, agora que Bobby morreu quando levou um tiro de Dick (o big-boss leviatã). E, como o último cowboy fora da lei, o que quer que eles enfrentem, não serão vencidos facilmente (não sem lutar bastante primeiro). Sam e Dean também terão que conviver com a perda de Bobby e Castiel.


8ª temporada


A oitava temporada foi ao ar pela primeira vez no dia 3 de outubro de 2012 e seu fim se demonstrou como a recuperação da série. A série também conta com o novo formato de 23 episódios:

  1. We need to talk about Kevin
  2. What's up, Tiger Mommy?
  3. Heartache
  4. Bitten
  5. Blood brother
  6. Southern comfort
  7. A little slice of Kevin
  8. Hunteri Heroici
  9. Citizen fang
  10. Torn and frayed
  11. LARP and the Real Girl
  12. As time goes by
  13. Everybody hate Hitler
  14. Trial and error
  15. Man's best friend with benefits
  16. Remember the Titans
  17. Goodbye stranger
  18. Freaks and geeks
  19. Taxi Driver
  20. Pac-Man Fever
  21. The Great Escapist
  22. ClipShow
  23. Sacrifice
A ameaça dos leviatãs terminou, mas o miraculoso retorno de Dean do Purgatório desestabiliza o seu relacionamento com seu irmão, especialmente por conta de sua amizade com o vampiro Benny, também fugido. Sam é assombrado pela ideia ter uma última chance para viver um relacionamento com uma mulher e tentar levar uma vida próximo do normal. Os dois irmãos Winchester encaram escolhas difíceis assim como sua melhor chance de revidar desferindo um golpe mortal contra o mal. Uma Pedra Sagrada revela os meios necessários para fechar os Portões do Inferno de uma vez por todas, mas o custo pode ser cataclísmico para eles e para Castiel, seu aliado angelical. Cheios de demônios, bruxas, vampiros, titãs, uma fada, cães do Inferno, um golem e uma viagem de terror a uma estranha cidade. No fim das contas, os irmãos encontram o anjo escriba de Deus, Metatron, que promete ajudá-los. Mais tarde, os irmãos vão descobrir que era tudo uma mentira e que a Pedra Sagrada não era destinada a fechar os Portões do Inferno e sim expulsar todos os anjos do Céu, e fechar seus portões. O episódio final dessa temporada é fantástico, representando A Queda e perda de Graça de Castiel, roubada pelo escriba que deseja se tornar o novo Deus.


...E finalmente a 9ª temporada


A nona temporada de Supernatural foi ao ar pela primeira vez no dia 8 de outubro de 2013, e ela representa tanto uma queda quanto uma "levantada" na qualidade da série. Os episódios "do meio", ou os fillers, que estão ali só pra encher linguiça entre os acontecimentos principais são, em sua maioria, um tanto chatos e/ou toscos, como o episódio que apresenta um "monstro" claramente inspirado no tão conhecido Slenderman ou o episódio com Dorothy, de O Mágico de Oz, aqui caracterizada como uma caçadora. Essa temporada também teve 23 episódios:

  1. I think I'm gonna like it here
  2. Devil may care
  3. I'm no angel
  4. Slumber party
  5. Dean Dog afternoon
  6. Heaven can't wait
  7. Bad boys
  8. Rock and a hard place
  9. Holy terror
  10. Road trip
  11. First born
  12. Sharp teeth
  13. The Purge
  14. Captive
  15. #THINMAN
  16. Blade Runners
  17. Mother's little helper
  18. Meta Fiction
  19. Alex Annie Alexis Ann
  20. Bloodlines
  21. King of the Damned
  22. Stairway to Heaven
  23. Do you believe in miracles?
Como eu já havia dito, essa temporada é quase que completamente inútil. Sendo bastante relevante os episódios 1, 2, 3, 9, 22 e 23. Estranho, não?

Nessa temporada, nós começamos a partir de onde a oitava temporada acabou: Sam está no hospital e o médico diz a Dean que ele não sobreviverá. Dean então faz uma oração para todos os anjos da região, para que o ajudem a salvar seu irmão. Além de todos que tentam vir matá-lo, ele se encontra com um anjo chamado Ezekiel (que mais tarde é revelado que ele se chama, na verdade, Gadreel). Gadreel propõe que pode salvar Sam, mas para isso precisa da permissão para possuí-lo. Ele consegue a permissão e, a partir daí, ele revela suas verdadeiras intenções quando se alia a Metatron e, como prova de sua lealdade, começa a realizar assassinatos, sendo o primeiro deles Kevin (sabe o profeta de Deus?).

Aqui, como vimos no fim da temporada passada, ainda temos o renascimento de Abaddon (uma dos Cavaleiros do Inferno) e o seu plano de tomar o lugar de Crowley como Rainha do Inferno. Dean então forma uma aliança inesperada com o Rei Demônio para ir em busca da única coisa que pode matar Abaddon: a Primeira Lâmina, usada por Caim para matar seu irmão Abel nos primórdios da humanidade.

Dean e Crowley conseguem encontrar Caim e é revelado que, depois de matar seu irmão, ele se tornou um demônio. Após muita insistência, ele é convencido a entregar a localização da Lâmina ao Winchester. Ele, no entanto, avisa Dean que a Primeira Lâmina só tem algum efeito quando empunhada por uma pessoa portadora da Marca de Caim e que, caso Dean aceite a marca, ele carregará um imenso fardo pelo resto da vida. Dean, no fim das contas, aceita a marca e parte com Crowley para encontrar a arma lendária, que Caim alegava ter jogado no ponto mais profundo do oceano.

Pulando os fillers, Dean consegue a Lâmina e, no fim do episódio 22, ele consegue pôr um fim na vida de Abaddon. A Marca, entretanto, começa a fazer um forte efeito em Dean e Crowley mais tarde explica que a Marca faz com que Dean precise matar alguém, ou quem acabaria morrendo seria ele mesmo.

No último episódio, Dean consegue encontrar Metatron enquanto o mesmo está pondo em prática o seu plano de se aproximar da humanidade. O Winchester luta contra o "novo Deus" e acaba perdendo, sendo esfaqueado no processo. Metatron volta para o Céu e lá é pego por Castiel, que finalmente consegue expor os planos verdadeiros de Metatron para os outros anjos.

Enquanto isso, na Terra, Sam tenta fazer de tudo para salvar seu irmão. Depois da morte de Dean, Sam tenta chamar Crowley para fazer um pacto: sua alma em troca da vida de Dean. E é aqui que surge a melhor parte de todas: nos últimos minutos, vemos a cena de Crowley dando um discurso para Dean, morto na cama. Crowley lembra, então, de que Caim, depois de criar a Marca, se transformou num demônio. O episódio termina com Crowley dizendo:

"Ouça-me, Dean Winchester: o que você está sentindo agora não é a morte. É a vida. Um novo tipo de vida. Abra seus olhos, Dean. Veja o que eu vejo, sinta o que eu sinto. Vamos dar um uivo para a Lua."

Dean então abre os olhos. Pretos.


NOTA FINAL: 3/5

0 comentários:

Postar um comentário