Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Gênero: Medieval, Fantasia
960 páginas
O Temor do Sábio
O Temor do Sábio (The Wise Man's Fear) é o segundo volume da trilogia A Crônica do Matador do Rei (The Kingkiller Chronicle) — iniciada em O Nome do Vento (The Name of The Wind) e terminada e Os Portões de Pedra (The Doors of Stone, livro que ainda não foi publicado nem lá fora) —, escrito pelo autor norte-americano Patrick Rothfuss, tendo sua versão original sendo publicada pela primeira vez no ano de 2011 pela editora DAW Books. Aqui no Brasil, o livro foi publicado pela primeira vez também em 2011 pela editora Arqueiro (um selo da editora Sextante).
OBS: Nessa resenha, por mais que eu não queira fazer isso, o risco de spoilers pode ser grande, mas darei o meu melhor para minimizá-lo ao máximo, já que não há nenhum jeito de explicar a história desse segundo livro sem dar uns leves spoilers do primeiro. Com isso em mente, leia por sua conta e risco.
A trama
A trama continua sendo centrada em Kvothe, um daqueles grandes heróis que as histórias contam, que hoje vive escondido como um hospedeiro de uma pousada numa cidade do interior, sob o pseudônimo de Kote. Numa tentativa de deixar sua história verdadeira registrada, Kvothe relata sua vida para um famoso cronista, sendo necessários três dias para contar todas as suas façanhas. Assim como "O Nome do Vento" foi o primeiro dia, "O Temor do Sábio" dá continuidade à história, sendo o segundo dia.
Aqui, a história começa exatamente onde o primeiro livro terminou, como se você simplesmente tivesse virado a página.
"O Temor do Sábio", assim como seu antecessor, envolve mais algumas partes da vida de Kvothe, abrangendo seus anos na famosa Universidade na tentativa de se tornar um renomado simpatista, passando pela grande oportunidade de finalmente poder arranjar um mecenas para lhe patrocinar: o maershon Alveron, um homem que é dito como tão rico e tão poderoso quanto o próprio Rei. Além de tudo, esse segundo volume ainda narra o seu confuso relacionamento com Denna, seu lendário encontro com a igualmente lendária Feluriana e seu treinamento e vida ao lado dos famosos e temidos guerreiros ademrianos.
A narrativa
Mais uma vez, a história pode ser divida em três partes, sendo elas:
A primeira parte: onde Kvothe passa seu tempo na Univerdade com seus amigos Simmon e Wilem. Pobre, ele luta para sempre conseguir dinheiro para poder pagar o seu próximo período na Universidade, seja trabalhando, cantando ou fazendo tratos de sangue com perigosos agiotas.
A segunda parte: onde a sorte do garoto começa a mudar, sendo chamado por um poderoso e rico homem que vive do outro lado do mundo. Com a possibilidade de finalmente conseguir um mecenas e a chance de um patrocínio para a sua música, Kvothe viaja até o maer Alveron.
E a terceira parte: onde Kvothe conhece um mercenário ademriano, viaja até sua terra natal e aprende as lendárias técnicas de luta desse estranho povo.
Tudo isso ainda abrange diversos acontecimentos, como seu encontro com Feluriana e seu romance embaraçado com Denna, além de diversos outros acontecimentos de tirarem o fôlego e te prenderem o tempo todo ao livro.
Os personagens de Rothfuss são muito bem construídos e vão se desenvolvendo conforme o virar das páginas. Os laços entre os personagens são muito forte e convencem muito bem o leitor.
E, mais uma vez, me peguei envolvido pela fantástica escrita de Patrick Rothfuss, que sabe muito bem utilizar as palavras para envolverem o leitor do começo ao fim da história.
Vale a pena?
Na minha opinião, essa é simplesmente a melhor saga de fantasia da atualidade, principalmente pelo modo fantástico de escrever de Patrick Rothfuss, que já conseguiu se estabelecer muito bem no mercado com o lançamento de seu primeiro livro e antecessor a'O Temor do Sábio, "O Nome do Vento". E isso não são apenas palavras minhas, Rothfuss e sua saga da Crônica do Matador do Rei já recebeu diversos elogios como, por exemplo, do jornal The New York Times e do mais que consagrado autor George R. R. Martin.
Se você já leu "O Nome do Vento", considere seriamente em introduzir "O Temor do Sábio" nos primeiros lugares da sua lista de próximos livros para ler. Se ainda não leu, o que você tá esperando?
Agora, só nos resta esperar pela conclusão dessa fantástica saga que será trazida pelo terceiro e ultimo livro, "The Doors of Stone", que ainda não tem previsão de lançamento nem mesmo nos EUA.
0 comentários:
Postar um comentário