terça-feira, 11 de março de 2014

Popcorn Time - Uma espécie de Netflix, mas de graça?



Muita gente conhece o Netflix, um serviço de streaming pago, presente em diversos países pelo mundo e que promete trazer um imenso catalogo de filmes e séries de TV. Aqui no Brasil, o serviço sai por cerca de R$ 16,90/mês. Agora, e se tudo isso fosse de graça? É exatamente essa a ideia do Popcorn Time.

Contando com um catálogo de dar inveja até mesmo no Netflix (pelo menos no Netflix brasileiro), com filmes modernos como Clube de Compras Dallas, Capitão Phillips (crítica em breve aqui no site), O Jogo do Exterminador, Trapaça, 12 Anos de Escravidão e Gravidade, além de diversos filmes antigos e clássicos. Tudo o que o usuário precisa fazer é simplesmente escolher o filme, clicar em "Watch it now" e pronto, simples assim.

Basicamente, o que o site faz é transmitir torrents (cujo os mesmos estão disponíveis pra download em outros sites, basta dar aquela procurada marota), sem complicação alguma, ou seja, o usuário não precisa de um gerenciador de torrents para baixá-lo e só então poder reproduzi-lo. Tudo é executado ali mesmo, no site. Algo que deixa tudo muito mais simples.

Entretanto, quando se trata da legalidade desse serviço, pode haver um problema: basicamente nenhuma produtora de filmes vai ficar feliz quando saber que vários de seus filmes estão sendo disponibilizados na internet, pra qualquer um que queira assistir e sem ter que pagar nenhum centavo.




Em entrevista com o site TorrentFreak, um dos desenvolvedores do site disse: "A tecnologia por trás do aplicativo é muito simples. Nós utilizamos grupos de APIs, sendo um para os torrents, um para as informações sobre o filme e outro para a imagem. Também temos API para as legendas. Tudo é automatizado, não hospedamos nada, apenas coletamos informações existentes e as juntamos".

Além disso, os desenvolvedores (que estão espalhados em diversas parte do mundo), explicaram que o serviço é como "um browser que utiliza HTML, CSS e JavaScript para a reprodução do catálogo". Eles também dizem que não hospedam nenhum material protegido e não tiram nenhuma receita (não ganham nenhum dinheiro) com o catálogo disponível.

O serviço, entretanto, ainda se encontra em fase beta e podem ocorrer erros durante a reprodução de vídeo e principalmente erros com os codecs de áudio, que podem apresentar alguns "gargalos" durante o processo de execução de um filme. A versão beta é compatível com os seguintes sistemas operacionais: Linux, OS X 10.7 e Windows 7 (ou superiores). Para utiliza-lo, é necessário instalar um serviço de streaming, assim como qualquer outro programa, sem precisar de nenhuma configuração específica na rede, a instalação é simples e sem complicações. O melhor de tudo é que o serviço é open-source e, em breve, chegará ao Apple TV também.


PS: Se você não viu o link lá em cima, clique aqui para acessar o Popcorn Time!

0 comentários:

Postar um comentário